Educação - Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019

Escola Municipal Ten. Portela Promoveu 1º Café Poético

Escola, família, comunidade, valores, lazer e aprendizagem são palavras que fazem parte do processo pedagógico de uma escola. Foi com esse intuito que no último sábado dia 19 de outubro a Escola Municipal Tenente Portela, realizou o 1º café poético, com o objetivo de integrar e socializar ás ações desenvolvidas pelo educandário. Somos sabedores que a participação das famílias é indispensável na vida escolar dos filhos. As atividades apresentadas durante essa integração foram voltadas às poesias, que é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. ’’A poesia é que alimenta a alma. Tempera o dia. Acalenta os corações, acalma ou agita quem precisa de folia. ’’ Por isso, da importância de sensibilizar as famílias quanto a participação no cotidiano e nos eventos escolares.

Foi um momento de ler, recitar e acompanhar inúmeras apresentações realizadas pelos alunos e professores. Nessa tarde poética a comunidade foi contemplada com um show de um ex aluno que encantou a todos com seu repertório musical. Também foi realizado sorteio de prêmios e oferecido um gostoso lanche acompanhado de café. Agradecemos com carinho a presença da comunidade escolar e secretaria de educação que se fez presente nesse evento cultural.

Segundo a diretora Zene Demari Peyrot é  importante incentivar as crianças desde cedo a conhecerem este universo poético e apresentar-lhes livros que despertem o prazer à leitura e à escrita. De forma, a poesia em sala de aula, estimula a aprendizagem: leitura, interpretação, criação e reflexão, despertando nossas emoções. Isto, por que os textos poéticos exigem muitos cuidados quanto à leitura no que diz respeito aos significados das palavras e a pontuação, o que faz com que o aluno exercite mais a sua mente, desenvolvendo e enriquecendo o seu vocabulário gradativamente.