Educação - Quinta-feira, 04 de Julho de 2019

Reunião da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

Na tarde do dia 03 de julho ocorreu a segunda reunião da Rede de Proteção à Criança e Adolescente do município de Tenente Portela. Reuniram-se na sala da biblioteca do Centro Cultural representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - SMECD, Centro de Referência de Assistência Social -CRASCentro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Conselho Tutelar e Diretores das escolas municipais.

A rede possui como finalidade buscar estratégias que efetivem o acesso e a permanência dos educandos na escola, além de exercer papel protetivo ao abordar casos em que crianças ou adolescentes enfrentem situações de risco.Ela é composta por representantes de diversos segmentos, como SMECD, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI, Brigada Militar e representantes das escolas da Rede Municipal, Estadual e Indígena. A periodicidade dos encontros é mensal.

Na reunião do mês de julho foram debatidas ações para o fortalecimento da rede, no qual foi ressaltado pelos membros da Secretaria Municipal de Educação, a importância de realizar o levantamento da taxa de distorção idade-série por escola e o levantamento da Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente - FICAI por escola.  Este estudo possibilitará maior conhecimento acerca da realidade do município, auxiliando no planejamento das futuras ações da Rede.