Educação - Quinta-feira, 27 de Junho de 2019

Tenente Portela recebeu a região para falar sobre Autismo

Na noite da quarta-feira, 26 de junho, mais de 450 pessoas de 16 municípios da região ocuparam a Cripta da Igreja Matriz Católica de Tenente Portela para uma palestra gratuita sobre Autismo, com o tema “Os Gatilhos da Superação”, que foi ministrada por Marcos Petry, que é Palestrante, Escritor, Graduado em Comunicação Institucional pela UNIDAVI, Pós-Graduando em Transtorno do Espectro Autista pelo Child Behavior Institute of Miami, Autor e proprietário do canal Diário de um Autista no Youtube e que também é autista.

O evento foi promovido pelo Município de Tenente Portela, coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e teve a presença de um público bem diversificado, contando com um grande número de professores de diversos municípios, mas também com autoridades públicas, empresários, pais, familiares e colegas de autistas, pessoas que não são ligadas com educandários, mas com ligação com pessoas ou familiares autistas. Conforme a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Silvane Piffer de Borba, foi muito grande a presença da comunidade na palestra, “foi muito bom ver a comunidade presente, porque o autista não vai só na escola, ele frequenta o comércio, ele trabalha, e as escolas possuem estrutura para o atendimento, mas a comunidade tem que estar inserida neste contexto”, destacou Silvane.

O Prefeito Clairton Carboni, em sua manifestação, parabenizou os pais Leandro e Graciela Widthauper pela iniciativa e também todos os presentes na palestra, entendendo a importância do assunto, “quando fomos contatados pelos pais Leandro e Graciela, prontamente atendemos o pedido e mobilizamos nossa equipe para proporcionar esta palestra com esta pessoa maravilhosa que é o Marcos Petry, e que bom ver este grande público aqui em Tenente Portela para sabermos mais sobre este importante assunto que é o autismo”, destacou o prefeito.

Os portelenses Leandro e Graciela Widthauper, pais do João Pedro, que é autista, fizeram uma breve conversa com o público antes da palestra, para mostrar a importância de buscar informação e também de estimular a criança com autismo, e o João Pedro participou, interagindo com o público e cantando uma de suas músicas preferidas. Ainda, a Escola APAE levou seus alunos e realizou uma belíssima apresentação cultural, apresentando danças gaúchas.

O palestrante Marcos Petry tratou de apresentar formas para ajudar no entendimento do Espectro do Autismo, compartilho suas próprias experiências vivenciadas. Junto com sua mãe, Arlete, buscaram chamar a atenção para a integração do indivíduo autista à comunidade e a sociedade, a produtividade e competitividade. Marcos apresentou também alguns de seus vários talentos, pois, além do português ele fala mais quatro idiomas, é cantor e instrumentista. Marcos Petry deixou uma grande frase, “A deficiência não impõe tantas limitações, quanto a falta de oportunidades”.

Tenente Portela recebeu a região para falar sobre Autismo