Educação - Segunda-feira, 24 de Junho de 2019

Prefeito Carboni institui a Gestão Democrática nas Escolas Municipais

O prefeito Clairton Carboni reuniu em seu gabinete a direção das Escolas Municipais, representantes dos Conselhos Escolares, do Conselho Municipal da Educação e a gestão da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto para a entrega oficial a Lei da Gestão Democrática nas Escolas.

A Gestão Escolar Democrática está inserida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e deve ser instituída por todos os Gestores Municipais. A Gestão Democrática é aquela na qual se prioriza a participação do coletivo em todas as ações tomadas no âmbito da escola. Assim, gestores, professores, funcionários, familiares, alunos e instâncias colegiadas (APMF, Conselho Escolar, Conselho de Classe e Grêmio Estudantil), todos aqueles envolvidos na comunidade escolar, podem dialogar e opinar, de maneira ativa, nas ações e decisões.

Conforme a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Silvane Piffer de Borba, esta Gestão Democrática na prática já existe nos educandários do município, “a participação da comunidade e muito grande, o envolvimento dos pais é constante, o que acontece a partir de agora é que isso está amparado por Lei, mas sempre tivemos uma participação muito boa dos pais, alunos, funcionários, professores, direção e comunidade”, destacou Silvane.

Conforme o Prefeito Clairton Carboni, a instituição desta Lei permite também que o Município efetue um repasse financeiro diretamente para a escola, através do CPM ou do Conselho Escolar e que poderá ser administrado e utilizado pelo educandário de uma forma mais direta, “com a Gestão Democrática, a Escola pode escolher onde aplicar estes recursos, estamos repassando um valor a mais do que já vínhamos repassando, e com isso serão possíveis investimentos elencados pela comunidade escolar, e executados de forma mais direta, contratando diretamente fornecedores e serviços, para pequenas ações emergenciais que a Escola possa ter”, disse o Prefeito Carboni.

Na mesma ocasião, Carboni também informou que o Conselho de Educação terá à disposição, a partir de agora, uma pessoa para atender exclusivamente as necessidades do Conselho e das Escolas, “no ano passado nós já havíamos proporcionado uma sala junto ao Centro Cultural para o Conselho de Educação, agora estamos oficialmente designando a Professora Andreia Trindade, que é a Presidente do Conselho, para atender 20 horas junto à esta sala, onde poderá receber as escolas, professores, direção, pais, enfim, dar atenção especial para as demandas da educação enquanto Conselho”, destacou Carboni.