Educação - Terça-feira, 28 de Maio de 2019

Alunos da Escola Ayrton Senna fazem viagem de estudos em Ametista do Sul

Observar, questionar e refletir sobre como funciona o que está ao nosso redor para transformar em conhecimento foi o que impulsionou os alunos do 8º ano 1 e 2 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna, de Tenente Portela, que, acompanhados pelo Diretor Tiago Wollmann e pelas professoras Carine Pimentel, Dulcinéia Prochnow e Lidiane Bianchini realizaram uma visitarem a cidade de Ametista do Sul. Foi uma ação do Projeto que está sendo construído na Escola por estas turmas, o qual pertence ao Programa A União Faz a Vida.

Esta atividade foi a expedição investigativa, onde os alunos puderam observar e questionar sobre o trabalho de extração de pedras preciosas naquele município. Os alunos visitaram alguns pontos turísticos, como: a Igreja, uma mina em atividade, uma loja de pedras preciosas e fizeram um passeio de trenzinho, onde puderam visitar os locais das primeiras extrações, os locais onde são depositados os rejeitos e saber qual o destino do que não é possível utilizar. Por último visitaram a vinícola onde conheceram um pouco mais sobre a produção de vinhos, espumantes e sucos, passando pelos locais de armazenamento dentro de uma mina desativada.

Após esta viagem de estudos os alunos reuniram-se em uma roda de diálogo com os professores na Escola, onde conversaram sobre tudo o que viram, sentiram, o que aprenderam e o que ficou de curiosidade para se tornar no tema do projeto das turmas de 8º ano: Explorando a natureza: em busca de pedras preciosas. A partir de agora, juntamente com cada professor os alunos farão pesquisas dentro de cada componente curricular de forma interdisciplinar, construindo conhecimentos.

Direção, professores e alunos agradecem a Secretaria de Educação pelo apoio e também a equipe de turismo do município de Ametista do Sul pela bela acolhida a todos.

Alunos da Escola Ayrton Senna fazem viagem de estudos em Ametista do Sul