Educação - Quinta-feira, 02 de Maio de 2019

Escola Marcílio Dias inicia suas ações voltadas ao campo

A E.M.E.F. Marcílio Dias, localizada na comunidade do Alto Alegre, interior do município de  Tenente Portela, tem nas  suas atividades desenvolvidas a caracterização de Escola do Campo, proporcionando aos educandos o turno integral, com recurso da esfera municipal, através da  Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, em que os alunos no turno inverso têm a oportunidade de participar de várias oficinas, tais como: Iniciação Científica, Inglês, Violão, Esportes, Informática, Invernada Artística, Cidadania Participativa e da Cooperativa Escolar que tem ações para com a produção de hortaliças e produtos alimentícios.

As atividades extracurriculares, contempladas nas oficinas, oportunizam momentos significativos de aprendizagem, dado a interação do conteúdo e o ambiente em que os alunos estão inseridos.

Sendo assim, este ano os alunos do 1º ao 8º ano darão mais ênfase a Cooperativa CEAAL, da horta escolar, tendo como objetivo principal produzir mudas e enriquecer a merenda escolar com produtos frescos e de qualidade, além da venda dos mesmos. Diante disso, o Projeto foi elaborado para que os alunos da escola possam expandir seus conhecimentos e modificar sua relação cognitiva com o mundo. O aluno age e interage com esse saber, tanto de ordem social, política e econômica.

Na terça-feira, 30 de abril, a escola contou com a participação da EMATER, direção, professores, funcionários, alunos, pais, da Secretária da Educação, Silvane Piffer de Borba e sua equipe, bem como a visita do Prefeito Clairton Carboni e da Primeira Dama Geni Kasper Carboni, na restruturação da horta da escola.

Conforme a diretora do educandário, professor Ana Paula Martens, estas atividades desenvolvem ainda mais os alunos e aproxima mais a comunidade local com a escola, “nesse sentido, pretendemos por meio do Projeto, incentivar a comunidade escolar para que percebam o quanto é importante o trabalho em equipe, bem como produzir alimentos saudáveis e orgânicos. Neste propósito a E.M.E.F. Marcílio Dias, juntamente com a cooperativa convida a todos para que visitem e conheçam a nossa escola, pois temos vagas abertas em todas as turmas”, destacou a diretora.

Escola Marcílio Dias inicia suas ações voltadas ao campo