Educação - Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019

CRAS e SCFV realizam reunião com diretores de escola

O Centro de Referência da Assistência Social-CRAS de Tenente Portela, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, realizou na tarde do dia 18, na sede da Secretaria de Educação, uma reunião com coordenadores da rede municipal de ensino e da Secretaria de Assistência Social.

Participaram do encontro o Secretário de Assistência Social, Ercílio Neckel, a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Silvane Piffer de Borba, a Coordenadora do CRAS, Natália Debortolli, Coordenadora dos Anos Iniciais da SMECD, professora Salete Moresco, a Diretora da Escola Arcelino Soares Bueno, professora Juliane Pozzebom e também a coordenadora Elisiane Cechinatto, a Diretora da Escola Municipal Tenente Portela, professora Zeni Dmari Peyrot, também as Assistentes Sociais Tatiane Gasparini e Viviane Wesendonck, juntamente com as orientadoras do SCFV Taís Balzan e Verlei Petri, onde foram abordados os temas relativos às atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano dentro do SCFV e a inclusão desse programa nas escolas municipais, pois, conforme a necessidade do nosso município, as crianças, adolescentes e jovens que participam do turno integral nas escolas são, em muitas localidades, os mesmos usuários que demandam a participação no SCFV.

Neste cenário, o trabalho intersetorial, a articulação e a complementação das ações entre o SCFV e o ambiente escolar podem promover o atendimento integral dos usuários, resguardando as competências específicas de cada área.

O SCFV tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de riscos e vulnerabilidades, realizando ações em grupos, respeitando a faixa etária de cada um, a fim de complementar o trabalho social com as famílias, que é realizado através do CRAS/PAIF, procurando assim o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, por meio de atividades que estimulem o convívio social e a cidadania.