Tenente Portela, terça-feira, 25 de janeiro de 2022 Telefone (55) 3551-3400

Educação - Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TENENTE PORTELA PROMOVEU O PRIMEIRO SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL

Evento aconteceu no Clube Recreativo Comercial e reuniu mais de 160 participantes oriundos de 20 cidades.

A prefeita em exercício, Irinéia Koch Lena, participou nesta quarta-feira, 24, do primeiro Seminário Regional de Educação Fiscal, Nota Fiscal Gaúcha e Cidadania. O evento ocorreu no Clube Comercial e foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Além de representantes de vários Município, em sua abertura, o seminário contou com a presença dos secretários de Educação, Cultura e Desporto, Gicelda Berghetti; de Administração, Planejamento e Comunicação Social, Paulo Farias; e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Leonardo Siqueira. A Secretaria de Finanças foi representada pela auditora fiscal, Cássia Giacon.

Dentre os assuntos em debate esteve a “Sensibilização do Programa de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha” e “Educação Financeira”. A programação contou ainda com explanação dos projetos de educação fiscal realizados pelas escolas de Tenente Portela e pelos representantes dos municípios convidados.

O auditor fiscal da Receita Estadual - RS, Joaquim Henrique John de Oliveira, ministrou palestras sobre temas relacionados à cidadania e educação fiscal. Já Gerson Dutra, representante da Cooperativa Sicredi de Tenente Portela, destacou sobre a importância da Educação Financeira.

A prefeita Irinéia, parabenizou a Secretaria de Educação, professores e alunos que participaram do projeto, que vem acrescentar na cidadania e também nos direitos e deveres do nosso cidadão.

Foram mais de 160 participantes oriundos de cerca de 20 municípios, entre os quais Barra do Guarita, Vista Gaúcha, Miraguaí, Derrubadas, Humaitá, Independência, Catuípe, Redentora e Três Passos, entre outros.

Educação Fiscal: O Programa Nacional de Educação Fiscal foi instituído pela Portaria Interministerial nº 413, de 31 de dezembro de 2002. A Educação Fiscal visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. Nesse sentido, objetiva a participação dos cidadãos (gestores públicos, gestores escolares, servidores públicos, professores, pedagogos, estudantes, comunidade do entorno das escolas), no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de participação, controle social e fiscal do Estado.