Educação - Sexta-feira, 12 de Março de 2021

PREFEITO NA ESTRADA: EM VISITA A ESCOLA GENERAL OSÓRIO, ROSEMAR SALA OFICIALIZA MUNICIPALIZAÇÃO DO EDUCANDÁRIO

Ato ocorreu na manhã desta sexta, 12. Escola, criada há 77 anos, agora passa a ser mantida pelo Município.

O “Prefeito na Estrada” desta semana foi diferente. Ao invés de visitar uma obra ou ação do Governo Municipal, como ocorreu nas outras oito edições do programa, desta vez Rosemar Sala participou de um encontro com a comunidade. O chefe do Executivo esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório, do distrito de São Pedro, na manhã desta sexta-feira, 12. Para evitar aglomerações, em função dos protocolos sanitários, o evento limitou a participação de apenas um representante de cada segmento da comunidade escolar.

A presença de Rosemar Sala celebrou a municipalização do educandário, que a partir de agora terá a sua manutenção a cargo do Município. Acompanharam o prefeito os secretários municipais de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), Gicelda Berghetti Denes; de Políticas Estruturantes e Zeladoria, Salete Bettio Sala; e de Administração, Planejamento e Comunicação Social, Paulo Farias. Pela escola estiveram a diretora, Clair Boni Menegazzi; o presidente do CPM, Daniel Gehrke; a professora Adelina Maria Albert; a servidora, Simone Beatriz Fries;  os representantes da comunidade Nilton Gonçalves e Simone Tirlone Demari; e a aluna, Nicole Demari. A presidente do Conselho Municipal de Educação, Andreia Regina Trindade também esteve presente.

O estabelecimento de ensino do distrito de São Pedro, conforme relato da diretora, foi criado há 77 anos. Durante sua existência, sempre teve um papel efetivo na vida da comunidade. Segundo Clair Menegazzi, a transferência de mantença conta com o consentimento de professores, pais e alunos que veem neste ato a possibilidade de que a escola prossiga com suas atividades. O prefeito, acredita que é possível ir além, e qualificar ainda mais o trabalho que é desenvolvido pelo educandário. O movimento que resultou neste processo partiu da comunidade e o Município abraçou a ideia. “Quem sabe o projeto que estamos colocando em prática na General Osório possa ser estendido a outras escolas estaduais de Tenente Portela que também estão na mesma situação”, prevê o prefeito.

A Escola General Osório tem atualmente 60 alunos matriculados. Cerca de 10 servidores compõe o quadro funcional. A complementação dos trâmites legais da transferência de mantença será feita pela SMECD e a 21ª Coordenadoria Regional de Educação, com o acompanhamento do Conselho Municipal de Educação.

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Comunicação Social

Prefeitura de Tenente Portela