Tenente Portela, domingo, 22 de maio de 2022 Telefone (55) 3551-3400

Planejamento e Finanças - Sexta-feira, 05 de Março de 2021

PREFEITOS ENCAMINHAM PROPOSTA PARA EFETIVAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS EM TENENTE PORTELA

Tema foi tratado em encontro que reuniu chefes dos Executivos de Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Derrubadas e Barra do Guarita.

Uma reunião na tarde desta quarta-feira, 3, no Gabinete do Prefeito de Tenente Portela representou mais um passo na caminhada da microrregião para a efetivação do Corpo de Bombeiros. Além de Rosemar Sala, proponente do encontro, contou com a presença dos prefeitos de Vista Gaúcha, Claudemir Locatelli; de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tissot; de Miraguaí, Valdelirio Pretto da Silva; e de Derrubadas, Alair Cemin. Também participou, o comandante do Corpo de Bombeiros de Três Passos, tenente Anderson Jair Geier, que esteve acompanhado do sargento Cristiano Schepp, integrante da corporação.

Os prefeitos definiram que a intenção é instituir o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros - SCAB, na modalidade comunitária, ou seja, com a participação de bombeiros militares e civis. A proposta foi detalhada pela assessoria jurídica de Tenente Portela, Simone Galli, que está coordenando o projeto. Um documento propondo esta alternativa foi entregue ao comandante para que este dê os encaminhamentos necessários. A ideia é que o Estado designe um efetivo compatível e os Municípios assumam a complementação da equipe com bombeiros civis, além de parte das despesas operacionais. A estrutura funcional também seria organizada pelos Municípios. Vale lembrar que o caminhão de bombeiros já foi adquirido há um ano.

Conforme a proposta, a participação dos cinco Municípios se dará através da constituição de um consórcio. Através deste instrumento haverá um contrato de rateio estabelecendo a contribuição financeira, compatível com a LOA  de cada Município. Este consórcio também deverá deliberar sobre a quantidade de funcionários, o valor dos vencimentos e também a forma de contratação.

O tema seguirá em pauta. Novos encontros deverão ocorrer nos próximos dias. Todos os prefeitos têm interesse em encontrar uma solução para esta antiga demanda. A partir da consolidação proposta, o próximo passo será envolver a comunidade regional na efetivação do serviço. Esta reunião já contou com a participação de Adelir Weissheimer, representante da empresa Mais Frango. O empreendimento, com sede em Miraguaí, demonstrou interesse em colaborar com a implantação do projeto.

Fonte:

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Comunicação Social