Planejamento e Finanças - Sexta-feira, 21 de Julho de 2023

PREFEITURA VAI CONCEDER ABONO SALARIAL PARA SERVIDORES ATIVOS

Benefício será creditado após aprovação na Câmara. Valor estimado deverá superar os R$ 500,00 para cada servidor.

PREFEITURA VAI CONCEDER ABONO SALARIAL PARA SERVIDORES ATIVOS

No último dia 15 de maio, foi homologada a licitação da venda da folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Tenente Portela. A proposta vencedora, apresentada pela Sicredi Raízes, foi de R$ 1.240.000,00. O valor total está divido em R$ 945.772,80 (ativos) e R$ 294.227,20 (inativos e pensionistas).

Quando da construção do processo, o Governo Municipal já havia definido de que parte do montante seria repassado para os servidores. Foi assim que nasceu o projeto do abono salarial que agora será submetido a Câmara de Vereadores. Se aprovado, ele representará um benefício considerável aos trabalhadores do serviço público municipal.

O percentual definido para ser destinado aos servidores ativos é de 30%, o que representará a soma de R$ 283.731,84. O valor será dividido igualitariamente para todos, exceto o prefeito e o vice-prefeito, que abriram mão. A ideia inicial era contemplar todo o quadro, porém, a Legislação impede que esta ação seja estendida para inativos e pensionistas.

Assim como ocorre com o Cesta Básica e a Cesta Verde, benefícios que também foram criados pela atual Administração, servidores que possuem mais de uma matrícula, receberão apenas uma quota do abono salarial.

O Projeto de Lei deverá ser analisado pelo Legislativo após o recesso de julho. Caso seja aprovado, o valor será creditado na folha subsequente. A quantia individual dependerá do número de servidores aptos. Em junho, por exemplo, eram 516, o que, neste caso, daria R$ 549,86, para cada um.

O anúncio sobre o abono salarial foi feito pelo chefe do Executivo, Rosemar Sala, em reunião ocorrida na quarta, 19, no Gabinete. Compareceram servidores representantes de todas as Secretarias. Na quinta, 20, a informação foi repassada para integrantes dos Sindicatos dos Servidores e dos Professores.

E o que a Prefeitura fará com os R$ 956.268,16 restantes? Deste valor, R$ 294.227,20 serão depositados no Fundo dos Aposentados e Pensionistas (RPPS). Os R$ 662.358,96 restantes serão integralmente investido em obras e melhorias dos serviços públicos que contemplam toda a população.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela