.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min

Plano de Ação Municipal de Vacinação

Página

PLANO MUNICIPAL DE IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID – 19


COMITÊ MUNICIPAL DE ATENÇÃO AO CORONAVÍRUS


1. APRESENTAÇÃO: 

A elaboração deste plano tem o objetivo de nortear as ações de Saúde Pública e atender a população de Tenente Portela/RS, acerca da imunização contra a COVID-19 – Coronavírus. O Plano Municipal de Imunização contra a COVID-19, tem como base diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
O nosso Município não fugiu a regra mundial e também foi assolado pela pandemia do Coronavírus, e que passado o período onde as medidas de prevenção e controle se baseavam basicamente em isolamento e distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool 70%, chegando então ao momento tão esperado que é a imunização das pessoas com vacinas. 
O município de Tenente Portela contabilizou até 16 de julho dste ano, 1.724 habitantes com casos confirmados de Covid-19, destes 1.679 já estão recuperados. Nesta data os ativos chegam a 14 e tivemos 31 óbitos até o momento.  
O presente Plano apresenta a estratégia do município de Tenente Portela para imunização contra a covid-19, considerando as informações sócio demográficas e epidemiologias de nosso município, além de estar  em consonância com o Plano Regional, Estadual e Nacional de Vacinação para a COVID 19, plano este que segue as diretrizes do Ministério da Saúde, com a sequência de vacinação devendo ocorrer em quatro (04) etapas, de acordo com a logística e recebimento das doses por parte do órgão ministerial, que está coordenando o processo nacional e seguindo a ordem dos grupos prioritários 

2. COMPETÊNCIAS:


Como acima dito, a campanha de imunização contra a COVID 19 será coordenada pelo Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações.  
Nesse ponto entre as competências do Município, destacam-se:  
1)O recebimento das doses distribuídas pelo Estados e destinadas à população de Tenente Portela;
2)Armazenamento das vacinas e insumos de acordo com o preconizado; 
3)Apoio na capacitação dos vacinadores; 
4)Complementação, quando necessário do provimento de seringas e agulhas e, se assim for necessário, das próprias vacinas; 
5)Registros dos dados conforme normativa da campanha nacional;  
6)Monitoramento das ações e etapas do programa, com registros no Sistema de 
7)Informação do Programa Nacional de Imunização (Novo SI-PNI - online);  
8)Chamamento dos indivíduos a serem vacinados em cada fase até completar 100% das doses enviadas;
9)Registro de Eventos adversos e erros programáticos a vacina, no sistema ESUS VE e a comunicação a 2 CRS, com acompanhamento clínico em cada caso; 
10)Registro em termo de recusa a aplicação de doses a grupo prioritário, a fim de garantir o uso da dose em demais indivíduos do grupo prioritário;
11)Boletim diário com informações de doses recebidas e aplicadas sejam, percentual de população imunizada e demais informações que sejam de interesse da comunidade;

A Secretaria Municipal de Saúde irá garantir o número de profissionais de saúde necessários para a realização da ação de vacinação, garantindo uma rede de profissionais capacitados e tecnicamente competentes para tal tarefa. Também, a sala de vacinação do município estará organizada para realizar a vacinação.  
A coordenação das imunizações do município ficará responsável pelas atualizações necessárias e capacitar os profissionais que atuam nos serviços de saúde, como unidades de saúde. As capacitações deverão abordar questões técnicas, operacionais, indicações e fluxo para notificação de eventos adversos pós-vacinação e digitação dos dados no sistema de informação. 
 
3. IMUNIZACAO DA POPULAÇÃO INDIGENA

O Município de Tenente Portela/RS, é composto em sua população por indivíduos indígenas, da etnia kaigang, residentes na Terra Indígena do Guarita, sendo estes prioritários para recebimento da vacina do Covid. Esta população também foi assolada pela contaminação pelo Covid-19 com adoecimento e óbitos. Nossa comunidade indígena e composta por 3 aldeias: Pedra Lisa, Três Soitas e Km 10 dispondo de equipes de saúde completas em seu território, sendo assim a campanha de imunização será em sua totalidade realizada por estas equipes sob organização da SESAI - Secretaria de Saúde Indígena.
  
4.ETAPAS DA VACINAÇÃO 

A tabela abaixo apresenta as etapas da vacinação, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, que está na coordenação e organização da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID 19.  
 
Descrição da população por grupo prioritário e por etapas*

ETAPAS  GRUPOS PRIORITÁRIOS 

1ª Etapa

Trabalhadores de saúde  

Idosos acima de 75 anos  

População indígena, a partir dos 18 anos de idade

2ª Etapa Pessoas entre 60 e 74 anos
3ª Etapa

Pacientes com comorbidades 

Pacientes com deficiência permanente grave

4ª Etapa

Trabalhadores da educação 

Forças de Segurança e Salvamento 

População em situação de Risco

Trabalhadores do transporte coletivo

Caminhoneiros 

Trabalhadores de Transporte Aquaviário 

População em geral de 59 a 18 anos

5ª Etapa Adolescentes de 15 a 17 anos
6ª Etapa Crianças de 12 a 14 anos


Em nosso Município, as etapas estão sendo seguidas da forma como previsto pela tabela acima.  O início da imunização da população começou em 19 de janeiro, com a aplicação das primeiras doses.

Destacamos como prioridade o cuidado e atenção aos seguintes grupos, sendo assim organizado por nossas equipes:
* Indígenas imunizados por suas equipes em sua comunidade, com os profissionais que lhe dão assistência.
* Profissionais de saúde recebem a imunização no seu ambiente de trabalho.
* Idosos até 70 anos recebem a imunização em seus domicílios.
* Idosos de 60 a 69 anos recebem a imunização em pontos estratégicos próximos a seus domicílios com aviso prévio e participação efetiva dos agentes comunitários de saúde.
* Demais grupos serão organizados de maneira a atendê-los com a maior agilidade e presteza possível nas salas de vacinas do município.
É importante ressaltar que sempre é exigido a apresentação da comprovação do vínculo com o determinado grupo prioritário bem como CPF, cartão nacional do SUS e nome do agente comunitário de saúde o qual presta assistência a este cidadão elegível ao recebimento da vacina.


5.ALINHAMENTO ENTRE OS ENTES 

O Município de Tenente Portela/RS encontra-se vinculado à 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, estabelecida no Município de Frederico Westphalen/RS. Cabendo a esta, o  repasse de informações a equipe de imunização e gestão do nosso município bem como as doses destinadas a população, que por sua vez, recebe as doses destinadas à Região pelo Governo Estadual, em forma de complementação e alinhamento dos entes.  


 
6.INSUMOS 

De acordo com o anúncio oficial, o País, neste momento, conta com 4 vacinas (imunizantes), sendo:  
1)CoronaVac, do Laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantã 
2)AstraZeneca, da Universaidade Oxford em parceria com a Fiocruz 
3)Pfizer, Biontech  
4)Janssen, Cilag farmacêutica LTDA. (Johnson & Johnson)  

Existe a possibilidade, com o decorrer do tempo, que o Ministério da Saúde estabeleça parceria com outros laboratórios, considerando que várias vacinas mundo afora contam com aprovação de agências reguladoras de reconhecimento mundial.  



7.LOGÍSTICA 

De acordo com o Plano Regional de Imunização, o qual o Município de Tenente Portela/RS adere, no âmbito da R15, a logística seguindo o preconizado pelas autoridades de saúde, sendo a 2ª CRS responsável pelo recebimento dos imunizantes oriundos da SES.  
O Estado repassou as regiões de saúde equipamentos indispensáveis para armazenamento dos imunizantes, estando a rede de frio preparada para a ação de abrangência estadual e municipal.   
Com a chegada das doses e de acordo com os quantitativos a Coordenadoria de Saúde está efetuando o repasse aos municípios, seguindo os critérios dos grupos prioritários e o quantitativo das doses recebidas com as devidas notas técnicas e CIBs determinando para qual grupo está destinado o lote de imunizantes. 

Todos os municípios pertencentes a 2ª CRS estão utilizando sua cadeia de frio para armazenamento do imunizante, através das Vigilâncias Epidemiológicas ou das próprias Unidades Básicas de Saúde, que possuem equipamentos para armazenamento dos imunobiológicos, equipamentos utilizados em outras campanhas nacionais de imunização.  


8.CAMINHO DAS VACINAS

1) Ministério da Saúde realiza contratos para aquisição dos imunizantes.
CoronaVac/Butanta 
AstraZeneca/Fiocruz 
Pfizer/Biontech  
Janssen,/Johnson&Johnson

2)Ministério da Saúde repassa os imunizantes para os Estados da Federação.
3)A Secretaria Estadual de Saúde encaminha as doses para as 18 Regiões de Saúde.
4)A 2ª CRS encaminha os imunizantes para os municípios da área de abrangência.
5)Os municípios de posse das vacinas encaminham para a Vigilância Epidemiológica / Unidades  Básicas de Saúde - UBS .POPULAÇÃO MUNICIPAL 



9.VACINÔMETRO

De acordo com o levantamento feito pelo IBGE 2020, a população de Tenente Portela/RS é hoje de 13.485 pessoas.  Dessas, 9.001 foram vacinadas até o momento com a 1ª dose. Com o esquema vacinal completo (com a 2ª dose ou dose única), já são 4.936 portelenses. A vacinação segue as diretrízes do Informe Técnico – Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID – 19 (Ministério da Saúde). 



10.REDE HOSPITALAR

O nosso município de Tenente Portela/RS, possui em seu território o Hospital Santo Antônio organizado para atender a nossa população e a população regional com leitos clínicos covid , não covid e UTI. 


11.PREVENÇÃO 

O momento e delicado, estamos diante de um novo cenário nacional, com a liberação do uso dos imunizantes contra o COVID-19. Sendo importante frisar que estamos imunizando os Grupos elencados como prioritários pelo MS, não dispensando as medidas preconizadas de prevenção propagando-as como necessárias e relevantes. 
Se faz necessário aliar a prevenção, através da adoção das medidas estabelecidas com a imunização, para que possamos a medida que o tempo passa diminuir a circulação do vírus e com isso conter a epidemia a nível regional. 
No Município de Tenente Portela/RS, várias foram as medidas tomadas desde o início da pandemia, com fechamento inicial dos estabelecimentos e limitação total quanto a possíveis aglomerações, cancelando eventos municipais e religiosos, movimentos e ações importantes para o controle do Coronavírus em nossa população.  Campanhas institucionais de conscientização da população têm sido frequentes nos veículos de comunicação também são permanentes.
Estamos diante de um fato novo que gera grande expectativa na população sendo necessário a execução de forma organizada e ágil no processo nacional, regional e municipal de imunização da população contra a COVID 19.  
Ressaltamos que para a continuidade do processo, dependemos de fatores importantes, em especial, de um quantitativo maior de doses que contemple a população em maior número para termos uma cobertura efetiva, evitando a disseminação do vírus que certamente trará importante conquista nessa luta contra a COVID 19 – Coronavírus. 
Reforçamos que não podemos deixar de estar vigilantes frente ao vírus, no que diz respeito a manutenção de todas as medidas estabelecidas de prevenção, e para que aliados estes dois fatores harmonicamente - imunização e prevenção – os quais unidos poderão ser o princípio da garantia do retorno da normalidade da rotina da nossa comunidade e metalização do coronavírus.    

Estas as considerações.  

Tenente Portela/RS, 16 de julho de 2021.  




 
COMITÊ MUNICIPAL DE COMBATE AO CORONAVÍRUS
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO


Documentos

Documentos

PLANO DE OPERACIONALIZAÇÃO DE VACINA COVID PEDIÁTRICA EM TENENTE PORTELA

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Tenente Portela - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.