.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Com o lema “Juntas contra a violência”, a atividade reuniu autoridades, profissionais da rede de atendimento, estudantes e representantes da comunidade.
Tenente Portela viveu, na tarde desta quinta-feira, 28, um momento de mobilização em defesa dos direitos das mulheres. O evento Agosto Lilás, realizado no Centro Cultural, integrou a programação dos 70 anos de emancipação político-administrativa do município e foi promovido pela Administração Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social e Habitação e de Saúde e Saneamento, com apoio do CRAS e CREAS.
Com o lema “Juntas contra a violência”, a atividade reuniu autoridades, profissionais da rede de atendimento, estudantes e representantes da comunidade. A programação contemplou palestras, roda de conversa, apresentações culturais e participação da equipe de Musicoterapia do Hospital Santo Antônio, reforçando a importância do engajamento coletivo no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Entre os destaques, a professora e liderança indígena Regina Goj Téj Emilio, do povo Kaingang, ressaltou a urgência de romper o silêncio como forma de salvar vidas. Já a educadora física e escritora Mônica Botton, de Miraguaí, compartilhou reflexões sobre os desafios e a força feminina na sociedade atual. Ambas foram homenageadas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação pela contribuição ao evento.
No momento dos pronunciamentos, o prefeito Rosemar Antônio Sala destacou que a campanha reforça um compromisso permanente do município com a valorização e a proteção das mulheres. A secretária de Assistência Social e Habitação, Rosângela Ferrari Fornari, enfatizou a importância do trabalho em rede e da união das instituições para garantir acolhimento e respostas efetivas às vítimas.
Também participaram do encontro a primeira-dama e secretária de Planejamento e Políticas Estruturantes, Salete Bettio Sala; o vice-prefeito Claudenir Scherer; a representante do Legislativo local, Cris Feyth; a promotora de Justiça, Dra. Milena dos Santos Oliveira; a delegada regional, Dra. Cristiane de Moura e Silva Braucks; o inspetor de polícia, Rodrigo Santos Gediel; o presidente da OAB local, Jerônimo Torthesnberg dos Santos; o sargento Roger Baubueno Machado, da Brigada Militar; além de Regina Reggiori, representante do Hospital Santo Antônio.
Durante a programação, também ocorreu a reestruturação do Conselho Municipal da Mulher, por meio do Decreto nº 183, de 27 de agosto de 2025. Conforme definido, o Conselho se reunirá mensalmente, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, na Secretaria de Assistência Social.
De acordo com a organização, o Agosto Lilás é um chamado permanente à reflexão e à ação, reafirmando o compromisso com o respeito, a dignidade e a igualdade das mulheres.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela
.
.
.
.