Saúde - Quinta-feira, 21 de Março de 2024

ALERTA COVID

Tenente Portela efetuou neste ano 183 testes, sendo que em 40 o resultado foi negativo. Dos 143 casos positivos, 17 permanecem ativos.

ALERTA COVID

CUIDADOS: A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que retome os hábitos de prevenção. É importante lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel; evitar tocar olhos, nariz e boca; manter ambientes ventilados; evitar contato próximo com outras pessoas em caso de sintomas respiratórios e, principalmente, cumprir o isolamento em caso positivo. A pessoa infectada deve permanecer isolada por pelo menos cinco dias, podendo sair do isolamento no sexto dia em caso de teste negativo.

Outra medida de prevenção de extrema importância para evitar hospitalizações e mortes é a vacinação. Em 2024, a vacina contra a Covid-19 passou a fazer parte do Calendário de Vacinação, sendo recomendada em um esquema de três doses para todas as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos. Pessoas com 5 anos ou mais que fazem parte dos grupos prioritários também devem ser vacinadas com uma dose de reforço anual ou a cada 6 meses, no caso das pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidas, além de gestantes e puérperas. As doses estão disponíveis gratuitamente nas salas de vacinação, porém, a aplicação é feita com agendamento.

A Secretaria da Saúde reforça ainda que, em caso de agravamento dos sintomas, é importante buscar atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequados.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela