.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min

Administração - Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

TÉCNICOS DO GOVERNO DO ESTADO DISCUTEM ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À DENGUE EM TENENTE PORTELA

Servidores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde estiveram no Município participando de encontro com gestores, representantes de entidades e lideranças indígenas.


TÉCNICOS DO GOVERNO DO ESTADO DISCUTEM ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À DENGUE EM TENENTE PORTELA

Uma equipe técnica formada por profissionais de saúde e gestores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e dos Departamentos de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e Gestão da Atenção Especializada (DGAE) esteve em Tenente Portela na manhã desta quinta, 22. Os servidores compõe a força-tarefa proposta pelo Governo do Estado para auxiliar os Municípios no enfrentamento da dengue.

 

Conforme o diretor adjunto do CEVS, Marcelo Vallandro, a presença em Tenente Portela teve o objetivo de apoiar ações locais e traçar estratégias no combate à doença que está assolando o Município. O encontro também teve a participação da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), representada pela gestora do órgão, Marli Vendrúsculo, e demais servidores.

 

A reunião, realizada no Centro Cultural, contou com a presença do prefeito em exercício, Leônidas Balestrin, e de secretários e servidores de diversos setores da Administração Municipal, em especial da Saúde. O Hospital Santo Antônio (HSA) foi representado pela presidente, Mirna Braucks. O cacique da Terra Indígena Guarita, Valdonês Joaquim, e de lideranças e equipe do polo da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), também compareceram.

 

Além das orientações técnicas que auxiliarão os procedimentos de gestão da epidemia, os servidores da CEVS e da 2ª CRS também elencaram alternativas para aprimorar o combate ao mosquito e otimizar o atendimento de pacientes nas unidades de saúde e no HSA. Com as lideranças indígenas também foram debatidas estratégias para conter o avanço da dengue nas aldeias. Situação que também preocupa as autoridades locais.

 

Entre as sugestão apresentadas, está a possibilidade de instalar um centro ou setor específico para atendimento exclusivo de pacientes com dengue. A ideia é desafogar os ESFs e o HSA. Seria semelhante aos serviços sentinelas ou ambulatoriais criados no período da pandemia da Covid.

 

Na tarde desta quinta, o prefeito Rosemar Sala, que se encontra em Brasília, informou que Prefeitura está estudando a viabilidade desta proposta. Inclusive, nas agendas mantidas na Capital Federal ao longo desta semana, foi buscado o apoio técnico e financeiro que possibilitaria a contratação emergencial de mais profissionais para atuar neste serviço.

 

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

169 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Tenente Portela - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.