Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 21 de Julho de 2023

EM 30 MESES, 30 MILHÕES DE INVESTIMENTOS

Deste valor, R$ 24 milhões são recursos próprios, aponta levantamento feito pela Prefeitura relativo ao período de janeiro de 2021 a junho de 2023.

EM 30 MESES, 30 MILHÕES DE INVESTIMENTOS

Nos últimos 30 meses, Tenente Portel recebeu investimentos públicos que alcançaram a cifra de R$ 30 milhões. O período é relativo a janeiro de 2021 a junho de 2023. A média é de R$ 1 milhão por mês em obras e ações que beneficiam toda a população. Deste montante, R$ 6 milhões são oriundos das esferas Federal e Estadual e a maior fatia, R$ 24 milhões, vem dos cofres municipais. Os números fazem parte de um levantamento da Prefeitura.

ONDE ESTÃO OS MAIORES INVESTIMENTOS?

RENOVAÇÃO E AUMENTO DA FROTA: R$ 4,9 milhões foram investidos na compra de automóveis, vans, micro-ônibus e máquinas pesadas. São 16 novos veículos adquiridos e que contemplam todas as áreas, em especial a Educação, a Saúde, o Desenvolvimento Rural e a Zeladoria.

PRÉDIOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: As obras representaram um total de R$ 3,5 milhões. Nesta lista estão o Centro Cultural, o Parque de Máquinas, a Casa Lar, a Praça do Imigrante, os Pórticos, a Farmácia Básica, a Praça de Brinquedos, o Cemitério Municipal e o Ginásio de São Pedro. Tem ainda o Caminhódromo da Avenida Ceres e o prédio do CRAS que representaram mais R$ 800 mil. Somam-se também R$ 1,2 milhão empregados na reforma do Centro de Formação no setor indígena do Km 10 e nas quadras cobertas de Três Soitas, do ABC e da Pedra Lisa (esta última prestes a iniciar).

NOVOS PROJETOS: A instalação do sistema de energia fotovoltaica recebeu um investimento de R$ 760 mil. O projeto contempla a instalação de placas em três locais (Prefeitura, Escola Ayrton Sena e Postão). A estimativa é que de a geração própria de energia, possibilitada através deste sistema, representará uma economia de até 80% na conta de luz da Prefeitura. Nesta área também estão os R$ 3,6 milhões aplicados no programa Portela Iluminada que representou a modernização de 100% da iluminação pública. São dois mil pontos em que a lâmpada de mercúrio foi substituída pelo sistema LED.

BENEFÍCIOS E AÇÕES SOCIAS E DE SAÚDE PÚBLICA: Os programas de Auxílio Alimentação dos Servidores (Cesta Básica e Cesta Verde); Juro Zero (Apoio para Micro Empresas, Empresas de Pequeno Porte; Micro Empreendedores Individuais e agroindústrias familiares); Lei do Patrocínio; Nenhuma Casa Sem Banheiro e Zera Fila dos Exames e Próteses Dentárias, receberam juntos R$ 2,7 milhões de reais.

INFRAESTRUTURA RURAL: Além da recuperação das estradas, o repasse ao Círculo de Máquinas e o apoio as atividades produtivas, as ações no campo têm priorizado fornecimento de água para a população. O déficit de mais de 350 famílias sem água do início de 2021 foi reduzido para menos da metade e o desafio é zerá-lo nos próximos meses. Somente nas redes de água foram investidos R$ 1,3 milhão.

QUALIDADE DA ESTRUTURA EDUCACIONAL: São mais R$ 1,7 milhão em obras e melhorias que contemplam todas as escolas da rede municipal. Tem ampliação, reforma, pintura e reforço na segurança dos prédios escolares. Nesta conta está o aporte (reequilíbrio) na obra da Creche Proinfância, prestes a ser concluída. E têm ainda os investimentos em equipamentos, material pedagógico e adesão a plataforma Aprende Brasil, e ainda a aquisição de uniformes escolares que serão distribuídos para todos os cerca de 1.500 alunos das escolas municipais.

INFRAESTRUTURA URBANA: Os investimentos têm sido pesados em pavimentação e melhorias de vias da cidade. O total supera R$ 8 milhões. Destaque para a pavimentação asfáltica das ruas Pirajá, Ceres, Vivaldino Dias, Tupis, Julio de Castilhos, Tapajós, Tupã, Pindorama, Tapes, Tapijara, Tapuias, Potiguara, Guarany, Alibindo Rigon, Jussara, Calapalos, Goitacases, Gaurama, entre outras. Todos estes projetos estão concluídos ou em fase de execução.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela