Saúde - Quinta-feira, 01 de Junho de 2023

DIABETES FOI TEMA DE PALESTRA EM TENENTE PORTELA

Evento contou com a participação do médico André Andriguetto e foi promovido pela Associação de Diabéticos Quatro Frentes do Vale do Alto Uruguai

DIABETES FOI TEMA DE PALESTRA EM TENENTE PORTELA

Um momento de aprendizado e troca de experiência tendo como foco o diabetes. Assim foi a palestra com André Andriguetto, realizada no último dia 26, no auditório do CRAS, em Tenente Portela. O médico, que atua junto ao  CAPS - Centro de Atenção Psicossocial,  detalhou sobre esta síndrome metabólica que afeta cerca de 7% da população brasileira, conforme dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

O evento foi promovido pela Associação de Diabéticos Quatro Frentes do Vale do Alto Uruguai e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. A entidade portelense há vários anos desempenha suas atividades em apoio e portadores da doença. Além de integrantes da associação e familiares, o evento contou com a presença do prefeito, Rosemar Sala; a secretária de Saúde, Lisete Bison; e e adjunta, Cristiane Feyth; e o secretário de Administração, Paulo Farias.

DIABETES MELLITUS (DM) - é uma síndrome metabólica de origem múltipla causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes. Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento. A melhor forma de prevenir o diabetes tipo 2 e diversas outras doenças é a incorporação de hábitos saudáveis. O incentivo para uma alimentação saudável, balanceada e a prática de atividades físicas devem ser uma prioridade.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela