Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Tenente Portela, terça-feira, 25 de janeiro de 2022 Telefone (55) 3551-3400

Atendimento Atendimento: Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min

Segu
24/01
Chuvas Isoladas
Máx 38 °C
Min 23 °C
Índice UV
13.0
Terç
25/01
Predomínio de Sol
Máx 35 °C
Min 25 °C
Índice UV
13.0
Quar
26/01
Parcialmente Nublado
Máx 36 °C
Min 26 °C
Índice UV
13.0
Quin
27/01
Chuvas Isoladas
Máx 29 °C
Min 22 °C
Índice UV
13.0

Assistência Social - Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

CAMINHADA MARCARÁ O "SETEMBRO AMARELO" EM TENENTE PORTELA

Ação ocorrerá na próxima segunda-feira em alusão ao mês de prevenção ao suicídio.


CAMINHADA MARCARÁ O

 Setembro é o mês dedicado as ações de prevenção ao suicídio. Em Tenente Portela, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, através do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Reconstruindo Laços, tem desenvolvido campanhas que buscam conscientizar a população acerca desta epidemia silenciosa.

 

O “Setembro Amarelo” objetiva reduzir ao máximo o risco das pessoas de atentar contra a própria vida. A iniciativa visa também alertar a sociedade em geral para que adote medidas preventivas de enfrentamento a este problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

 

Entre as ações programadas, na próxima segunda-feira, 27, acontecerá uma caminhada pelas ruas centrais da cidade. O evento terá início as 14 horas na praça do Imigrante e seguirá em direção a praça Tenente Bins, onde ocorrerá a concentração final. A população está convidada a participar. Se for possível fazer uso de camiseta amarela ou branca e não esquecer o uso da máscara

 

A importância de se falar a respeito do suicídio

 

Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversamos sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta.

 

As causas do suicídio são variadas, especialistas identificam transtornos mentais na maior partes das pessoas que se suicidam ou que tentam fazê-lo. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.

 

Entretanto, não podemos afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio apresentam esses transtornos. Não podemos nos esquecer de que, muitas vezes, o suicídio acontece de maneira impulsiva diante de algumas situações muito impactantes e inesperadas da vida, como final de relacionamentos, perda de pessoas queridas, abusos ou mesmo crises financeiras. O suicídio também é comum em pessoas que sofrem discriminação.

 

Como podemos ajudar na prevenção do suicídio?

 

Para contribuirmos na prevenção do suicídio, devemos ser capazes de perceber os sinais de alerta que uma pessoa emite. Se você perceber que uma pessoa, por exemplo, está desinteressada (até mesmo das atividades de que gostava), não tem mais a mesma produtividade na escola ou no trabalho, está isolando-se de amigos e parentes, descuidando-se da aparência, não se importa mais com suas atividades diárias ou diz muitas frases relacionadas à morte, isso pode ser sinais de que aquela pessoa está precisando de ajuda.

 

O primeiro passo é conversar com essa pessoa. Uma conversa tranquila e sem julgamentos pode ser fundamental para ajudar uma pessoa. É importante sempre incentivar a pessoa que está apresentando sinais de que pretende cometer suicídio a procurar ajuda especializada. Em casos visivelmente graves, é essencial que a família tenha conhecimento da situação, bem como amigos próximos, para que a pessoa seja acolhida e estimulada a procurar ajuda.

 

Caso perceba que a pessoa corre risco imediato, é fundamental não deixá-la sozinha. Nesses casos, entre em contato com serviços de emergência e com alguém de confiança.

 

Com informações, Centro de Valorização da Vida (CVV) | Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Tenente Portela

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura Municipal de Tenente Portela - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.