Tenente Portela, terça-feira, 25 de janeiro de 2022 Telefone (55) 3551-3400

Assistência Social - Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021

PAA distribui 14 toneladas de alimentos em Tenente Portela

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) irá distribuir até novembro aproximadamente 14 toneladas de alimentos em Tenente Portela, na região Celeiro do Estado.

PAA distribui 14 toneladas de alimentos em Tenente Portela

Na quarta-feira (15/09) uma parte dos alimentos foi entregue na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural para 60 famílias, das quais 30 são indígenas e 30 são vinculadas à Pastoral da Criança e moram em bairros da cidade. A ação é coordenada pela Prefeitura de Tenente Portela com apoio da Emater/RS-Ascar.

Os fornecedores das cestas são um grupo de aproximadamente 25 famílias de agricultores familiares e indígenas. Pela venda destes alimentos ao Governo Federal este grupo de fornecedores irá receber durante o ano de 2021 um montante de R$ 76 mil reais.

No total, recebem as cestas 270 famílias de baixa renda cadastradas pela Prefeitura, no entanto os alimentos chegam a um número bem maior de pessoas, atendidas por oito instituições.

"Além destas 270 famílias tem mais um grupo beneficiado, que é atendido em três escolas indígenas, na Apae, na Casa Lar da Criança, no Cras, na Pastoral da Criança e no Hospital Santo Antônio, então é difícil calcular quantas famílias, de fato, serão beneficiadas", disse o extensionista rural da Emater/RS-Ascar José Rubens Hermann dos Santos.

No município, a Emater/RS-Ascar está diretamente envolvida na execução do PAA, especialmente nas etapas que envolvem a busca de produtores fornecedores de alimentos, o acompanhamento da produção, o recebimento dos produtos e a organização das cestas, bem como a entrega dos alimentos às famílias e entidades beneficiadas.

Também participaram do ato de entrega dos alimentos do PAA o prefeito, Rosemar Sala, secretária municipal de Políticas Estruturantes e Zeladoria, Salete Bettio Sala, cacique da Terra Indígena Guarita, Carlinhos Alfaiate, e extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar.

Reportagem: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutt