Saúde - Segunda-feira, 31 de Maio de 2021

VACINA CONTRA A COVID: TENENTE PORTELA DISPONIBILIZOU PRIMEIRA DOSE PARA 100% DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

Enquanto maioria dos Municípios está na fase inicial ou ainda nem começou a vacinação de professores e demais servidores de escola, Tenente Portela concluiu a aplicação e já avança para o grupo seguinte.

No final da tarde desta segunda-feira, 31, a secretária de Saúde e Saneamento, Magna Sinhori,  confirmou ao prefeito Rosemar Sala, de que o Município disponibilizou a vacina contra a Covid-19 para 100% dos trabalhadores da educação de Tenente Portela. A gestora relatou que, tão logo foi concluída a imunização da faixa etária de 40 a 59 anos, teve início, ainda na sexta-feira, 28, a aplicação da primeira dose nos demais profissionais da educação, com idade a partir dos 18 anos.  Magna destacou que a imunização seguiu a listagem encaminhada pelos educandários das redes municipal e estadual e também foi estendida para funcionários de escolas privadas.

Conforme a secretária, caso algum trabalhador de escola não tenha sido vacinado, basta procurar as unidades de saúde (ESFs). Como algumas pessoas haviam feito a vacina da gripe (Influenza) será necessário um prazo de 14 dias de intervalo. Há ainda os casos de gestantes que preferiram não receber a vacina neste momento.

Os dados levados pela secretária ao Gabinete do Prefeito mostram que até o momento foram aplicadas 220 doses, entre professores, monitores, vigias, domésticas, serviços gerais e motoristas do transporte escolar. Neste número não estão os professores com mais de 60 anos de idade ou com comorbidades, estes já haviam sido vacinados em outras etapas.

Rosemar Sala comemorou o fato de Tenente Portela ser possivelmente o primeiro Município gaúcho a garantir que a vacina contra a Covid chegasse a todos os trabalhadores da educação. “Logo que recebemos as primeiras doses, traçamos este objetivo e hoje estamos muito felizes em sabe que a vacina foi ofertada a 100% dos professores e demais servidores de escola”, frisou o prefeito.

CAMINHONEIROS E MOTORISTAS DE ÔNIBUS

A partir desta terça-feira, 1º de junho, a vacinação em Tenente Portela avança para os próximos grupos estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização. A Secretaria de Saúde estará preparada para aplicar a primeira dose nos trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e nos caminhoneiros. Os profissionais destas categorias, independentemente da idade, deverão comparecer em uma das unidades de saúde (ESFs). É necessário a apresentação de um documento que comprove o exercício da referida atividade .

Nos próximos dias, com a chegada de novo lote, a Secretaria de Saúde dará início a vacinação seguindo as faixas etárias. Primeiramente as pessoas com 59 anos e assim sucessivamente até os 18 anos de idade.

Fonte:

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Comunicação Social