Saúde - Sexta-feira, 07 de Maio de 2021

TENENTE PORTELA COMEÇARÁ NA SEGUNDA, DIA 10, A VACINAÇÃO DE PROFESSORES E SERVIDORES DE ESCOLAS

Município é o primeiro da região a adotar esta medida. Decisão foi anunciada nesta sexta-feira, pelo prefeito Rosemar Sala.

O Município de Tenente Portela dará início na próxima segunda-feira, 10, a imunização contra a Covid-19 de trabalhadores da educação. Inicialmente serão atendidos professores e monitores da faixa etária de 40 a 59 anos de idade que atuam na educação infantil e na educação especial (pessoas com mais de 60 anos já estão contempladas). Nesta etapa também será disponibilizado o imunizante para motoristas do transporte escolar e trabalhadores que desempenham suas funções como vigias, serviços gerais e domésticas nos educandários. Posteriormente, conforme a disponibilidade de vacinas, a campanha irá avançando para os demais grupos do segmento escolar.

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 7. O prefeito Rosemar Sala, mesmo estando em Porto Alegre, autorizou a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento a iniciar a vacinação dos trabalhadores da educação. O chefe do Executivo defende este posicionamento desde o começo da campanha. No início de fevereiro, através de ofício encaminhado para a Associação dos Municípios da Região Celeiro, Rosemar Sala propôs que professores e servidores fossem priorizados em todo o Estado.

Para Rosemar Sala “o momento possibilita que se inicie a vacinação de professores e servidores. Tenente Portela é o primeiro Município da região a adotar esta medida e isto está sendo possível por que a imunização está acelerada e tem atingido as metas para os demais grupos prioritários”. Os números atuais indicam que cerca de 35% da população portelense já recebeu a primeira dose. Este índice coloca Tenente Portela entre as oito cidades gaúchas que proporcionalmente mais vacinaram até agora, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde.

PROFESSORES ESTÃO INCLUÍDOS NO PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO

A secretária de Saúde e Saneamento, Magna Sinhori, reforça que a decisão não comprometerá a imunização dos demais grupos que já receberam a primeira dose ou que estão sendo atendidos neste momento. Segundo ela “idosos, indígenas, profissionais da saúde indivíduos com comorbidades, pessoas com deficiência permanente grave, entre outros, seguirão sendo contemplados”.

Magna acrescenta que a sequência estabelecida pelo Plano Nacional de Imunização será cumprida. “O Município não está mudando a ordem e sim adiantando um dos grupos prioritários que está previsto no cronograma do Ministério da Saúde”, frisa a secretária. De acordo com ela as próximas etapas são para pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade. “Em Portela este público alvo é reduzido ou sem registros, o que possibilitará o nosso ingresso no grupo seguinte que é justamente dos professores”, informa.

A gestora da saúde municipal salienta, que a cada nova remessa de doses, ocorrerá uma avaliação técnica da quantidade que será possível destinar ao segmento escolar. Magna informa que a vacinação será feita nas escolas, portanto, sem a necessidade de deslocamento até as unidades de saúde.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO:

Através da Secretaria Municipal de Educação, está sendo feito o levantamento de cada educandário, contendo o número exato de servidores que se enquadram nos critérios. Neste momento não é possível estabelecer datas para o cronograma, haja vista, de que isto dependerá do volume de doses disponíveis.

A campanha contemplará as escolas da rede municipal e estadual, de acordo com a seguinte ordem prioritária:

1ª etapa - Professores e monitores da faixa etária de 40 a 59 anos de idade que atuam na educação infantil e na educação especial, motoristas do transporte escolar, vigias, serviços gerais e domésticas.

2ª etapa - Professores da faixa etária de 40 a 59 anos de idade que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental;

3ª etapa - Professores da faixa etária de 40 a 59 anos de idade que atuam nas séries finais do ensino fundamental;

4ª etapa - Professores da faixa etária de 40 a 59 anos de idade que atuam no ensino médio.

Cumprida estas etapas, a vacinação avançará para as demais faixas etárias, possivelmente de 30 a 39 anos de idade, seguindo a mesma ordem, e assim sucessivamente.

Secretaria de Administração, Planejamento e Comunicação Social

Prefeitura de Tenente Portela