.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min

Obras - Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Projeto “Água Nosso Líquido Precioso” realiza seminário e visita de estudos em Tenente Portela

Autora: Ana Paula Noronha Carvalho Bióloga (UNIJUÍ, RS), Especialista em Ecologia Ambiente e Território (FCUP – Universidade do Porto, Portugal), Mestre em Sistemas de Produção Agrícola Familiar UFPel (Pelotas, RS), Professora de Ciências E.M.E.F. Ayrton


Projeto “Água Nosso Líquido Precioso” realiza seminário e visita de estudos em Tenente Portela

Projeto “Água Nosso Líquido Precioso” realiza seminário e visita de estudos em Tenente Portela

Apresentação das atividades de Seminário e Visita de estudos pela professora Ana Paula e estudantes


A bela tarde de sol do dia 03 de setembro foi o cenário para a realização de atividades referentes ao Projeto “Água Nosso Líquido Precioso”, integrante do Programa União Faz a Vida, fruto da parceria da Prefeitura Municipal de Tenente Portela e SICREDI. Desenvolvidos pelos estudantes dos 6o (sextos) anos da E.M.E.F. Ayrton Senna, juntamente com a Professora Ana Paula Noronha Carvalho e demais professores das turmas, numa construção interdisciplinar.

Nesta última terça-feira os estudantes estiveram reunidos para o seminário “Água Nosso Líquido Precioso”, realizado no auditório da escola, onde as turmas apresentaram os resultados de suas pesquisas sobre os diversos usos da água. Esta atividade contou com a apresentação de cartazes e explanações que trouxeram informações sobre os potenciais usos da água (doméstico, agrícola, industrial, mineração, navegação e turístico), problemas de contaminação e desperdício, bem como, a diversidade de usos da água encontrados na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

Além deste momento de integração na escola, foi realizada uma visita de estudos no interior do Município de Tenente Portela, na Granja “Antônio Moresco”, onde os estudantes puderam observar e analisar a importância do uso da água na atividade agropecuária como a avicultura. Durante a visita os estudantes acompanhados pelas professoras Ana Paula Noronha Carvalho e Fabiana Sima; pela família proprietária: Luciani Moresco Eickhoff , Fábio André Eickhoff e Selvino Moresco e o  funcionário Ivandro Kaminski.

Nesta oportunidade os estudantes conheceram o interior dos três aviários que irão receber aproximadamente 40 mil aves nos próximos dias e verificar, na prática, a importância da água no processo de alimentação e bem estar animal, dentro da avicultura. A água utilizada para esta atividade é captada de um poço artesiano que atinge o lençol freático após 270 metros de profundidade. A água é bombeada para caixas d’água que fazem a distribuição, por gravidade, para as unidades de produção, num processo de cuidado permanente com a qualidade e com a conservação da água.

Os estudantes também conheceram a nascente presente na divisa das propriedades da família Moresco, com a senhora Jovilde Wollf Dalabrida, a qual recebeu os estudantes juntamente com o Sr. Selvino Moresco, onde contaram a história das famílias e a importância desta nascente, a qual jamais secou desde a chegada das famílias a mais de 60 anos na região. Os próximos passos da família Moresco é realizar a recuperação da mata ciliar, num processo de reflorestamento com árvores nativas, a fim de preservar a nascente para as futuras gerações.

Deste modo, a partir do seminário e da visita os estudantes puderam aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos, fazendo uma nova leitura do meio onde estão inseridos, tornando-se mais críticos e conscientes das ações necessárias no manejo e conservação deste precioso recurso natural, a água.

FOTO 1- 


264 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Tenente Portela - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.