Tenente Portela, quinta-feira, 19 de maio de 2022 Telefone (55) 3551-3400

Cultura - Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017

SMAS e EMATER realizam Oficinas de artesanato em chinelos

A Unidade Indígena com auxílio do escritório Municipal da Emater e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Tenente Portela realizaram durante o mês de agosto três oficinas de artesanato nos setores da Terra Indígena Guarita, no Município de Tenente Portela. Nas oficinas foram repassadas técnicas de bordados em chinelos com miçangas e sementes que são utilizadas no artesanato indígena.

As oficinas aconteceram devido a uma parceria entre a Assistência Social que doou o material e a Emater que executou a atividade.

Essa atividade de artesanato é demanda das famílias integrantes do Plano Socioassistencial, inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social de Tenente Portela e visa o resgate do uso de materiais típicos da cultura indígena, gerando renda e também capacitação para as artesãs.

O Plano Socioassistencial é um programa com a perspectiva de contribuir para a promoção do desenvolvimento social e da cidadania destes sujeitos, a Emater/ Ascar, através da sua equipe técnica, desenvolve ações socioassistenciais em diferentes dimensões do desenvolvimento, permeando entre o social, político, ético, cultural e econômico, em sintonia com os referenciais teóricos e metodológicos da Instituição e da Política Nacional de Assistência Social.

Enquanto entidade de assessoramento, defesa e garantia de direitos no campo da assistência social, de modo prioritário na área rural, a Emater/Ascar objetiva contribuir nas questões sociais para potencializar o desenvolvimento com vistas à participação e a inclusão social e produtiva, autonomia das famílias e de grupos sociais na perspectiva da economia solidária, da autogestão, da inclusão produtiva e do protagonismo dos usuários.

A atividade artesanal esteve sempre presente no cotidiano dos povos indígenas sobretudo como atividade cultural entre outras de diferentes usos no cotidiano das comunidades indígenas, o artesanato garante o sustento de muitas famílias da comunidade e, em muitos casos, chega a ser a atividade principal e quase que exclusiva na geração de renda através do trabalho familiar coletivo

As oficinas realizadas com as mulheres indígenas proporcionam a integração, a autoestima, qualidade de vida, a troca de experiências entre as mulheres, o aprendizado, complemento de renda, o aspecto terapêutico, social, recreativo, lúdico e decorativo.

O trabalho realizado pela Emater/Ascar tem o apoio de lideranças indígenas, prefeituras e Governo do Estado.

Versão do sistema: 2.0.0 - 13/05/2022

Portal atualizado em: 19/05/2022 09:36:41