Cultura - Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017

Tenente Portela é destaque no índice Firjan

Aplicar recursos com consciência, visando o desenvolvimento do município: esse é o princípio fundamental das últimas gestões portelenses. E os frutos destas administrações, evidentes com o crescimento de Tenente Portela, também estão expressos no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Em dez anos, de 2006 - ano do primeiro registro - para 2016, o município subiu 3.588 posições no ranking nacional e 405 posições no ranking estadual, o que nos coloca entre os 50 melhores índices do Rio Grande do Sul.

Atualmente, Tenente Portela ocupa a posição 285 no ranking nacional, 47º lugar no ranking do Rio Grande do Sul e está em 1º lugar na região Celeiro, demonstrando os resultados de uma gestão pública eficiente e democrática.

O Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal para servir como uma ferramenta de controle social, com o objetivo de estimular a cultura da responsabilidade administrativa e possibilitar maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como aperfeiçoar as decisões dos gestores quanto à alocação dos recursos públicos.

O atual gestor municipal, Clairton Carboni, que já foi prefeito entre 2009/2012, destaca que o tema é de grande importância e que o município avançou em muitos pontos importantes, conquistando uma classificação satisfatória, graças à responsabilidade e seriedade das administrações. "As prefeituras são responsáveis por administrar um quarto da carga tributária brasileira, então, o gestor tem um papel fundamental na hora de aplicar os recursos. Esses resultados mostram a nossa seriedade, porque mudamos o panorama da gestão pública portelense, sendo transparentes nas ações e priorizando sempre os interesses da comunidade", salienta Carboni.

O IFGF é composto por cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. "Estamos trabalhando para atingir metas que nos levem a posições ainda melhores no ranking, porque nosso objetivo é fazer uma administração eficaz, transparente e que fomente o desenvolvimento e a qualidade de vida de nossa população", explica o gestor.