.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Turismo - Sexta-feira, 08 de Maio de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeito participa de reunião de trabalho com indígenas, MDA e Emater

Durante evento Ministério garantiu manutenção da assistência técnica às famílias da Terra Guarita


Prefeito participa de reunião de trabalho com indígenas, MDA e Emater

Prefeito participa de reunião de trabalho com indígenas, MDA e Emater

Na manhã de quinta-feira, 07 de maio, o prefeito Elido Balestrin, a Secretária de Assistência Social Salete Bettio Sala e o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Paulo Sérgio Morais estiveram participando de uma reunião de trabalho do programa de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pela Emater/ASCAR, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), junto às comunidades indígenas da Terra Guarita. Representantes do MDA e da Emater acompanharam as explanações e avaliaram as atividades desenvolvidas pelo projeto que iniciou em setembro de 2013.

O Cacique Valdonês Joaquim resumiu rapidamente a importância do projeto para a comunidade indígena: "Ainda tem muitas famílias de indígenas que estão fazendo apenas uma refeição por dia e esse projeto é a esperança que temos de mudar essa realidade".

O prefeito Elido Balestrin afirmou que tem notado uma aproximação entre a comunidade indígena e os brancos, numa convivência harmoniosa, de respeito e parabenizou os índios pela evolução que vem obtendo no quesito organização. "Foi a comunidade que escolheu o rumo desse projeto desenvolvido pela Emater e os resultados que foram apresentados demonstram a importância da continuidade desse trabalho de assistência técnica", destacou Balestrin. O chefe do executivo ainda enalteceu a importância das parcerias entre prefeitura e MDA para beneficiar a comunidade indígena. Num desses convênios, com recursos do MDA e contrapartida do município, foram entregues três tratores, uma van e diversos equipamentos. Aproveitando a ocasião, o prefeito Elido e a Associação Indígena, representada pelo Cacique Valdonês, assinaram convênio em que a municipalidade repassa 3 mil litros de óleo diesel com recursos próprios.

O representante e avaliador do MDA, Luis Fernando, disse que o projeto não pode parar e garantiu um prosseguimento. "A assistência técnica vai continuar, só o fomento financeiro às famílias não dá para garantir. Entretanto, parcerias com as prefeituras, como a realizada com Tenente Portela, podem ser viabilizadas", salientou.

O projeto apresentado pelo Extensionista da Emater Valdir Machado Soares contempla mais de 6,5 mil indígenas, dos quais mais de 2 mil residente em território portelense, numa área de 23.406 hectares.

Prefeito participa de reunião de trabalho com indígenas, MDA e Emater

Prefeito participa de reunião de trabalho com indígenas, MDA e Emater


296 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Tenente Portela - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.