Administração - Quinta-feira, 09 de Maio de 2024

TENENTE PORTELA: OBRAS EM EXECUÇÃO E INVESTIMENTOS FEITOS EM 2024 TOTALIZAM MAIS DE R$ 10 MILHÕES

Balanço divulgado pelo prefeito revela que sete obras estão em execução neste momento no Município.

Neste momento, sete obras estão em andamento em Tenente Portela. Juntas, elas somam investimentos de R$ 3,3 milhões. São ginásios esportivos, pavimentação, praças e reformas em prédios públicos. Outras duas estão prestes a iniciar e totalizam mais R$ 2,5 milhões. O relatório foi divulgado na tarde desta quarta, 08, pelo prefeito Rosemar Sala, em reunião de trabalho realizada com a equipe de Governo.

Conforme o chefe do Executivo, a maior parte dos recursos investidos vem dos cofres municipais. “Destes R$ 5,8 milhões, temos R$ 1,3 milhão do Estado (Pavimenta RS e Rede Bem Cuidar), e R$ 500 mil de emendas parlamentares (deputados federais Osmar Terra e Marcio Biolchi). Os R$ 4 milhões restantes são oriundos das finanças municipais”, destaca.

Sala prevê que 2024 também será um ano de grandes investimentos, assim como ocorreu em 2021, 2022 e 2023. Ele relaciona ainda os R$ 3,1 milhões da aquisição da área para moradias populares; os R$ 1,3 milhão investidos na compra de um caminhão e uma máquina pá carregadeira; e os R$ 400 mil aplicados no recapeamento asfáltico da Avenida Itapiranga. “São mais R$ 4,4 milhões injetados em ações que têm impactado positivamente na vida dos portelenses”, salienta.

O prefeito cita ainda o esforço da Administração em tirar do papel os projetos de remodelação dos canteiros centrais e da pavimentação de 10 quadras da rua Tamandaré e vias transversais. “Nestes dois projetos, são mais R$ 3,6 milhões. Para a pavimentação, temos a garantia de uma emenda de R$ 1,1 milhão (senador Hamilton Mourão e deputada federal Franciane Bayer)”, informa. Outro projeto que deverá ser executado ainda este ano é a pavimentação de trechos das ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco, no bairro Operário. “Nesta obra estimamos R$ 400 mil, sendo R$ 250 mil de emenda (deputado federal Afonso Mota)”, ressalta. O mandatário portelense acrescenta ainda nas obras viárias o recapeamento asfáltico das avenidas centrais que passa antes pela municipalização destas vias. O projeto está tramitando no Governo do Estado.
Sala acrescenta que os investimentos em infraestrutura urbana, no reforço da frota e em habitação integram o Programa Municipal de Aceleração do Desenvolvimento Econômico e Social - PADES, lançado no ano passado e denominado de ACELERA PORTELA. “Parte dos recursos aplicados nestes três eixos vem do financiamento que fizemos em 2023”, informa o prefeito. “Quando firmamos o contrato com a Caixa buscávamos justamente garantir investimentos públicos sem comprometer as finanças do Município. É isso que estamos fazendo”, acentua. Rosemar Sala, finaliza, reforçando que estes investimentos ocorrem simultaneamente com a atenção que a data a todas as demais áreas de atuação do Poder Pública.

OBRAS EM EXECUÇÃO OU PRESTES A COMEÇAR:

* Construção do ginásio poliesportivo do setor indígena Pedra Lisa (R$ 556 mil)
* Construção do ginásio poliesportivo de Alto Alegre (R$ 502 mil)
* Construção da praça do bairro Bem Morar (R$ 565 mil)
* Reforma e ampliação da sede do E.C. Flamengo de São Pedro (R$ 185 mil)
* Reforma da praça Tenente Bins (R$ 385 mil)
* Reforma do Postão (R$ 646 mil)
* Calçamento e construção de ponte na Rua Caí (R$ 500 mil)
* Calçamento no setor indígena da Pedra Lisa (R$ 500 mil)
* Pavimentação asfáltica de trechos das ruas Ipanema, Tibiriça, Uruguai, Luis Carlos Schepp e Piracicaba (R$ 2 milhões)

OBRAS PLANEJADAS:

* Construção da quadra coberta do setor indígena Esperança (R$ 350 mil)