.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min

Dados do Município

LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

Distância da Capital: 480 Km  



Limites:

Norte: Derrubadas, Barra do Guarita

Sul: Miraguaí

Oeste: Três Passos

Leste: Erval Seco, Palmitinho, Vista Gaúcha



Coordenadas Geográfica:

Latitude Sul: 27º 20' a 27º 25'

Longitude Oeste: 53º 40' a 53º 55'

Precipitação Pluviométrica: 2.100 milímetros

Clima: Subtropical 

Temperatura: Mínima: 3ºC, Máxima: 33º, Média: 19º (alguns momentos do inverno a sensação térmica chegou abaixo de zero).

Rodovias de Acesso: RST-472, RS-330, RS-317, BR-163



DADOS DO MUNICÍPIO DE TENENTE PORTELA

Data de Emancipação: 18 DE AGOSTO DE 1.955 – desmembrando-se do município de Três Passos

População: 

Censo IBGE de 2010: 13.719 Habitantes – sendo 1.997 indígenas

Urbana: 8.847

Rural: 4.872


IBGE
Pupulação

Geografia e infra-estrutura:

Área total do Município: 337,956 (72,8Km pertence à Área Indígena)

Perímetro urbano: 8,7 Km.


Território e Ambiente

Recursos Hídricos:

Bacias; Rio Turvo; Rio Guarita; Rio Parizinho; Rio Manchinha.

Afluentes das bacias hidrograficas. .(lajeado Cedro, laj. Barreirinho, laj Azul, Barra da Fortuna, Laj. Fortuna, linha Turvo, laj. Pinhalzinho, Laj. Burro Magro, Laj. Dos Machados, LAJ Tigre, Laj Dos Limas, laj. Irapuá, Laj. Quina, Laj. Leão).

Área dedicada á Agricultura: 242,76 Km

Conformação do Relevo: Topografia ondulada, acidentada ao descer ao nível dos rios, ocorrendo afloramento de rochas.

Tipos de Solo: Associação Ciríaco-charrua e Santo Ângelo, sujeitos a erosão, fertilidade natural, mecanização impraticáveis exceto algumas áreas, acidez expressa pela presença de ferro e alumínio.

Principais vias de acesso: RS 330, RS-T 472 e RS 163 ( parte de chão batido)


Distâncias: 

Itapiranga (Santa Catarina) - 29Km

El Sobierbo (Argentina): 74Km


Agricultura: 

Principais atividades agrícolas e produção: plantações de soja, trigo, fumo e milho, produção de leite, suinocultura, avicultura e piscicultura.

Números de propriedades Rurais: 1.793, cadastrados no INCRA.

Economia:

A economia de Tenente Portela é baseada na agropecuária, comércios, serviços e pequenas indústrias. A maior fonte de arrecadação de receita do município é a suinocultura, seguido pela produção leiteira, grãos (soja, milho, trigo, etc) e o setor madeireiro (madeiras beneficiadas, aberturas e móveis).


Economia
Trabalho e Rendimento
Educação
Saúde

Turismo:

Atrativos: Área Indígena do Guarita, a maior reserva indígena do Rio Grande do Sul, a população é das tribos Kaingang e Guarani, são mais de 25 mil hectares de área, sendo que aproximadamente 10 mil pertencem a Tenente Portela e o restante para o município de Redentora, a população indígena de Tenente Portela é somente da tribo Kaingang e são aproximadamente 2500 habitantes.

Outros atrativos: 12 cascatas, Quatro Pesque-pagues, quatro bacias hidrográficas, 12 afluentes, Parque Aquático da Lagoa, Parque Aquático da Amizade. Colônias Rurais, baile do Chopp, Baile da Soja, Baile do Milho, Baile do Município, Jogos Rurais de Sol a Sol (EMATER) Campeonato Municipal de Futebol de Campo, Campeonato de Verão de Futsal; Jantar dançante; Festival da Canção de Escolares, e eventos eventuais; EXPOTENPO – Exposição Feira Comercial e Industrial de Tenente Portela; Amostra de Produtos da Nossa Terra; Portelaço (Encontro de Portelenses do Brasil). O Portelaço será realizado no ano de 2010 em Tenente Portela, o evento fará parte das festividades do aniversário do município.



SALTO DO YUCUMÃ

Tenente Portela está situado no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, possui cerca de 14.000 habitantes, a economia do município é baseada na agricultura, com incremento do setor moveleiro e comércios, porém com grandes potencialidades turísticas, caracterizada por dois fatores: Natural e Histórico/cultural. O clima em Tenente Portela é temperado subtoprical.

Sua localização geográfica permite que este seja o que chamamos de portal do SALTO DO YUCUMÃ, (palavra de origem indígena da língua Kaigang, que significa Salto Grande). Onde um trecho do Rio Uruguai tem seu nível de água diminuído, fenômeno este que acaba construindo um verdadeiro potencial Turístico Natural, cerca de 1.700 metros de queda de água, a maior queda longitudinal de água doce da superfície terrestre.



MONUMENTO "O ÍNDIO"

O Monumento “O Índio”, está localizado a praça central do Município de Tenente Portela – RS. Com cinco metros de altura, e três toneladas, feito de sucata é uma homenagem as tribos indígenas Kaigang e Guarani. A força deste povo está explícita na robustez da estrutura.

A textura produzida pelo conjunto de peças (sucatas) acompanha o movimento de cada parte do corpo. As formas produzidas pelo conjunto de pequenas formas proporcionam um volume com áreas de luz e sombras.

 A posição da cabeça esta bem definida, e o olhar acompanha a direção da flecha, ambos são lançados ao sol poente, ao infinito; rompendo todas as barreiras, buscando o mais alto, o mais longe, o ser mais livre. Construída em 1985 pelo artista Paulo de Siqueira. A Lei Municipal 1866/2011 tornou a estátua como Patrimônio Histórico e Cultural de Tenente Portela. no dia 19 de abril de 2011 foi descerrada a placa em frente à estátua homenageando Anastácio Fonge, primeiro cacique Kaingang da Terra Indígena Guarita.



A Expotenpo


Expotenpo foi realizada pela primeira em uma iniciativa pioneira do empresariado local, em dezembro de 1993. Naquela oportunidade, a feira não teve continuidade e atravessou um período de dez anos em que não foi realizada. Em 2005, ano em que se comemorou o jubileu de 50 anos de emancipação política e administrativa do município, a Expotenpo foi reeditada, voltando a ser realizada com êxito, reafirmando-se como um projeto importante para mostrar os grandes diferenciais competitivos do município, inserido em uma região estrategicamente importante.

A edição de 2015 teve a visita de mais de 35 mil pessoas, na ocasião, comemorou-se também os 60 anos de emancipação político-administrativa de Tenente Portela. A Expotenpo mostra as potencialidades do município nos diversos setores da economia local, abrindo espaço também para empresas de outros municípios e estados que aqui possuem alguma ligação. Além do comércio, indústria e serviços que são mostrados na feira, há espaço privilegiado na feira para a Mostra da Cultura Indígena, Mostra do Artesanato, Mostra da Agricultura Familiar e Mostra Agropecuária e Pequenos Animais.

Já passaram pelo palco da Expotenpo grandes nomes da música rio-grandense e brasileira, como Nenhum de Nós, Maskavo, Tchê Garotos, Engenheiros do Hawaii, Papas da Língua, Luiz Marenco, Cesar Oliveira e Rogério Melo, Tchê Barbaridade, Cesar Menotti e Fabiano, Teodoro e Sampaio, Conrado & Aleksandro, Joca Martins, Luís Carlos Borges, Conrado e Aleksandro, Grupo Rodeio, Capital Inicial e Jota Quest.

A Expotenpo chega na sua oitava em 2017, os trabalhos já iniciaram e muitas novidades virão por aí.


Primeiro Presidente (1993): Egydio Bettio

Segundo Presidente (2005): Apolus Marques Ribeiro

Terceiro Presidente (2007): Solon Antonio Pereira

Quarto Presidente (2009): Claudenir Scherer

Quinto Presidente (2011): Rubens Antônio Marroni Furini

Sexto Presidente (2013): Estefano Adams

Sétimo Presidente (2015): Clairton Carboni

Oitavo Presidente (2017): Nilson Luiz Rosa Lopes (Penna)


O Tenente Portela

Nome completo: Mario Portela Fagundes. Tenente da arma de Engenharia. Um dos articuladores do movimento militar "Representação e Justiça" que tinha por objetivo denunciar, no seio das forças armadas as "barbaridades" que o poder central cometia contra os oficias de carreira marginalizando-os dos processos de aperfeiçoamento e crescimento profissional e contra a população brasileira que era explorada pela "politicalha". Participou da Coluna Prestes, aonde faleceu em combate em 24 de janeiro de 1925, à beira do Rio Pardo, hoje município de Pinheirinho do Vale, distante 60 Km do município, próximo à Santa Catarina.


.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Tenente Portela - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.