Saúde - Segunda-feira, 28 de Março de 2022

TENENTE PORTELA REGISTRA REDUÇÃO DE CASOS ATIVOS DE COVID

Dados da Secretaria de Saúde revelam que a pandemia está controlada. Há mais de uma semana nenhum portelense internou no HSA com quadro suspeito ou confirmado da doença.

TENENTE PORTELA REGISTRA REDUÇÃO DE CASOS ATIVOS DE COVID

No dia 16 fevereiro deste ano, Tenente Portela atingiu 373 casos ativos de Covid-19. Este foi o maior número desde o início da pandemia. Naquele período, o Município chegou a contabilizar 46 novos casos somente em dia (18/02). Passado pouco mais e um mês, os dados atuais são bem mais tranquilizadores, com a ressalva de que os cuidados devem ser mantidos. Nesta sexta, 25, o total de casos ativos chegou a 23.

Estas informações foram levadas pela secretária de Saúde e Saneamento, Magna Sinhori, ao prefeito Rosemar Sala. Conforme a gestora, nas últimas 48 horas, apenas um novo caso foi confirmado. Outro dado positivo é de que há mais de oito dias não ocorre a internação de nenhum portelense com quadro de Covid (suspeito ou confirmado) no Hospital Santo Antônio (HSA).

Para a secretária, o cenário de declínio da pandemia pode ser creditado ao avanço da vacinação, entre outros fatores. Dados do Vacinômetro Covid-19 do Ministério da Saúde, atualizados na manhã desta sexta, 25, revelam que 92% de toda a população portelense recebeu ao menos uma dose de um dos imunizantes. Com duas doses, o percentual chega a 84% e com três doses (reforço) o índice é de 54%. Se for levando em consideração apenas a população com mais de 18 anos, estimada em 10.300 habitantes, neste momento 71% dos portelenses já estão com três doses “no braço”.

Este panorama baseou a decisão do prefeito de tornar facultativo o uso de máscara ao ar livre em todo o território do Município. A medida entrou em vigor na última quarta, 23. Para os outros locais, por enquanto, segue valendo a regra do uso obrigatório do acessório. O prefeito antecipa que o próximo passo será desobrigar uso da máscara também em locais fechados, exceto em estabelecimentos de saúde. “Com o aval técnico, estamos caminhando para isso”, acrescenta Rosemar Sala.

Mesmo em meio ao quadro controlado da pandemia, o chefe do Executivo entende que ainda não é momento de “proclamar vitória” na guerra contra a Covid. “Precisamos manter os cuidados básicos de enfrentamento ao vírus para que os dias de dor e apreensão provocados pela Covid não retornem nunca mais”, finaliza o prefeito.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela