15/05/2020 14h35 - Atualizado em 15/05/2020 14h35

Projeto Composteiras nas Escolas visa reduzir a quantidade de lixo e a reeducação ambiental


Projeto Composteiras  nas Escolas visa reduzir a quantidade de lixo e a reeducação ambiental

A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural,  em parceria com a Departamento de Meio Ambiente e Emater/RS,  realizaram  a instalação  de composteiras em todas as escolas da rede municipal de ensino de Tenente Portela.

Conforme o engenheiro agrônomo da Emater César Zamarchi, o objetivo da iniciativa é reduzir o volume do lixo orgânico enviado ao cigres, bem como, propociar a produção de adubo orgânico na qual os educandário podem utilizar em hortas ou mesmo a sua comercialização.

A Secretaria DA SMECD Silvane Piffer de Borba, destaca que a intenção da administração é orientar os alunos da importância de separar o lixo, na sua  reutilização e na preservação  do meio ambiente.

Conforme a Coordenadora Do Depart. De meio ambiente, Danieli kunde, o  Projeto Compostagem é uma iniciativa do Cigres  em parceria com a Funasa, URI, Departamento de Meio Ambiente e Emater. Visa implantar nos Municípios composteiras que realizem a decomposição do resíduo orgânico, transformando em adubo e reduza a destinação desse material para o aterro sanitário (Cigres).

No Município de Tenente Portela, observou-se a importância de iniciar esse Projeto na rede municipal de ensino. Em parceria com a Secretaria de Educação, a Emater e o Departamento de Meio Ambiente realizaram a instalação de composteiras nas escolas municipais. 

Um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a Educação Ambiental. Visto que o Projeto Compostagem, promove a utilização consciente dos recursos naturais e a destinação correta do resíduo produzido, acredita-se que os alunos são os maiores difusores de boas práticas na comunidade, reproduzindo em casa o que aprendem na escola. 

A ideia principal do projeto é reduzir o volume de lixo orgânico que é encaminhado hoje para o Cigres, fazendo com que cada família venha a aderir uma composteira doméstica. 

O Departamento de Meio Ambiente e a Emater estão disponíveis para sanar quaisquer dúvidas e auxiliar a comunidade na hora de implantar a composteira em suas residências.

Projeto Composteiras  nas Escolas visa reduzir a quantidade de lixo e a reeducação ambiental



Enviar por e-mail Imprimir