26/11/2019 18h03 - Atualizado em 26/11/2019 18h03

Prefeito Carboni é painelista na Mobilização Municipalista 2019


Prefeito Carboni é painelista na Mobilização Municipalista 2019

Está acontecendo nesta segunda-feira, 25, e na terça-feira, 26, no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre a “Mobilização Municipalista 2019”, organizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

Uma grande pauta com diversos assuntos de interesse direto dos municípios, como acesso asfáltico, repasse das verbas da saúde, a relação dos Municípios com o Ministério Público, reforma tributária e previdenciária, fechamento das contas dos municípios e as vedações eleitorais.

O prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, foi um dos prefeitos convidados pela FAMURS para apresentar propostas sobre um dos assuntos da pauta, que foi a Saúde. Juntamente com os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e da cidade de Cristal, Fábia Richter, na tarde da segunda-feira, Carboni apresentou os dados sobre a saúde nos municípios, a situação dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs), os repasses das verbas da saúde por parte do Estado. Também foi feito um comparativo do percentual de investimentos por parte dos Municípios e o Estado, além de apresentar propostas e reinvindicações, que no final do evento, serão anexadas à uma carta que será enviada ao Governador Eduardo Leite.

Praticamente todos os 497 municípios se fazem presentes nesta mobilização, e, ao chegarem no evento, os prefeitos receberam uma camiseta onde estava estampado “mais distribuição de renda, não à extinção dos municípios”, uma grande mobilização também de iniciativa da FAMURS contra a Proposta de Emenda da Constituição (PEC) apresentada pelo governo federal, que prevê a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da  receita total.

Prefeito Carboni é painelista na Mobilização Municipalista 2019



Enviar por e-mail Imprimir