04/09/2015 10h10

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Portela e o CIGRES juntos nessa ação: “LIXO”.

A Equipe Técnica do CIGRES (Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos) localizado no município de Seberi – RS, realizou, no dia 26 de agosto, uma palestra com alunos e professores da escola Municipal Tenente Portela do Bairro São Francisco, sobre o tema “LIXO: um problema de todos”. Esse assunto é de fundamental importância e as atividades fazem parte da implantação da coleta seletiva de nosso município.

Nosso educandário tem um olhar diferencial, pois acreditamos que nenhuma meta será alcançada sem a participação efetiva da escola e da sociedade. Em vista disso, toda a equipe de trabalho esta envolvida, realizando a sensibilização de todos nesse processo, alunos, pais, professores, funcionários e comunidade escolar. As ações vão desde não jogar lixo no chão, separar os resíduos de acordo com a coleta seletiva, até contribuir com a não geração, redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, levando com isso a pratica dos 3 R’s – Reduzir – Reutilizar - Reciclar.

Destacamos em meio aos demais trabalhos desenvolvidos, o teatro: O que eu faço com meu “Lixo” – coordenado pela profª de Espanhol Rita de Cássia Verdi Fumagalli. Essa peça retrata a nossa realidade não só em nosso município, mas uma realidade mundial.

Mostra todas as etapas desse processo tanto evolutivo como o mais degradante, que é a destruição do Meio ambiente. Nosso projeto tem o nome: Não queremos um meio ambiente, queremos um ambiente inteiro. Por isso convidamos a todos para se achegar e fazer a diferença, transformando nosso meio em um lugar descente , onde nosso meio respire, dando vida a toda gente.

Orientadora educacional: Elaine Fatima Oliveira Santos. (responsável)