14/03/2016 13h32 - Atualizado em 14/03/2016 13h32

3ª Cavalgada Feminina presta homenagem às mulheres e busca a preservação do Salto Yucumã


3ª Cavalgada Feminina presta homenagem às mulheres e busca a preservação do Salto Yucumã

Aconteceu no último final de semana, sábado e domingo, a terceira edição da Cavalgada Feminina em Defesa do Salto Yucumã, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e com propósitos também de apoiar a luta pela conservação do grande ponto turístico da região.

Organizado pelos CTGs Guardiões da Fronteira de Tenente Portela e Veteranos da Tradição de Derrubadas, com o apoio das Prefeituras dos dois municípios, a cavalgada partiu da Praça do Imigrante em Tenente Portela no sábado, 12, pela manhã, se deslocando até o distrito de Cedro Marcado, município de Derrubadas. Aproximadamente 30 cavalarianas participaram do percurso, onde pararam para almoçar no Parque de Rodeios Eugenio Reimann, naquela localidade, e na parte da tarde participaram de gincanas e prestigiaram apresentações artísticas.

A cavalgada prosseguiu no domingo, 13, partindo no início da manhã, até o Parque Florestal Estadual do Turvo, que abriga do Salto Yucumã, lá aconteceu uma celebração religiosa e em seguida foram feitos as homenagens e o manifesto. Não foi possível o deslocamento até às margens do Rio Uruguai, onde está localizado o grande roncador, pois não havia visibilidade alguma das quedas, este é o grande problema atualmente, em consequência das construções de barragens no leito do rio, e os projetos para novas barragens hidrelétricas inundarão de vez o Salto Yucumã e este nunca mais será visto.

O encerramento acontece no Balneário Martens, no município de Derrubadas.



Enviar por e-mail Imprimir