No dia 1º de julho, foi realizada a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Tenente Portela, reunindo autoridades locais, profissionais da área, representantes de entidades, equipes do CRAS e a comunidade no Centro Cultural. Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, o evento reforçou o compromisso com a participação democrática na definição e fortalecimento das políticas públicas de assistência social.
O ato contou com a palestra de Carlos Eleandro de Oliveira, que conduziu reflexões a partir de cinco eixos centrais: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no SUAS; e Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
Conforme a secretária de Assistência Social e Habitação, Rosangela Fornari, durante a conferência foram construídas propostas voltadas ao aprimoramento da assistência social no município, com ênfase na ampliação do acesso da população aos direitos socioassistenciais. A mobilização dos diversos setores envolvidos, segundo ela, reforça o papel essencial do SUAS como instrumento de justiça social, dignidade e proteção.
Rosangela também destacou que o evento teve grande importância para o fortalecimento da rede de assistência local e que, a partir de agora, o foco será trabalhar na implementação das discussões e propostas levantadas, promovendo ações concretas e buscando, junto aos governos estadual e federal, os recursos necessários para viabilizar essas políticas.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela
Tenente Portela