FERRAMENTA VIRTUAL POSSIBILITOU A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO NA CONSTRUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL

Administração - Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021


FERRAMENTA VIRTUAL POSSIBILITOU A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO NA CONSTRUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL

Durante o mês de julho, através da portal oficial do Município, o cidadão portelense teve a oportunidade de apresentar as suas demandas para o Plano Plurianual 2022/2025. Uma ferramenta de participação popular foi disponibilizada como forma de possibilitar o encaminhamento de demandas. Ao todo, 36 pessoas apresentaram sugestões direcionadas as mais diversas áreas de atuação do Governo Municipal.


Devido as restrições impostas pela pandemia, o questionário online foi a forma encontrada para garantir a participação do cidadão. Esta interação, está inserida no lema “Portela, Por Todos”, que norteia a construção do PPA 2022/2025. 


No total foram encaminhadas 231 respostas. A área mais demandada foi a saúde, com 24 sugestões. Em seguida, educação e infraestrutura urbana, com 23 e 22, respectivamente. Desenvolvimento rural foi citado em 21 respostas. Também foram lembradas as  áreas de esporte, cultura, questão indígena, gestão pública, assistência social, desenvolvimento econômico, turismo, meio ambiente, habitação e segurança pública. 


Neste período de coleta das demandas, simultaneamente, uma comissão formada por representantes de todas Secretarias, está trabalhando na elaboração do PPA. As propostas elencadas no Plano de Governo da atual gestão também servirão de base. 


Até a primeira semana de setembro, o plano deverá ser finalizado e posteriormente enviado para o Legislativo. A coordenação de todo o processo de elaboração do Plano Plurianual está a cargo da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Comunicação Social.


O QUE É O PPA?
O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, elaborado a cada quatro anos que define procedimentos, objetivos, metas e as ações que serão executadas pelo poder público.  Nos municípios, o PPA é elaborado no primeiro ano de mandato do prefeito com vigência para os próximos 4 anos. O PPA contém as propostas de melhorias e necessidades básicas da população, com a descrição dos valores que serão investidos por ano em cada área.
 

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

Prefeitura Municipal


Tenente Portela