Educação - Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE ESPETÁCULO TEATRAL “VIRADA NA VIDA”

Evento fez parte das atividades do “Setembro Amarelo”, que visam a valorização da vida e a prevenção do suicídio.

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE ESPETÁCULO TEATRAL “VIRADA NA VIDA”

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Para  conscientizar sobre a importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, desenvolvem a campanha Setembro Amarelo.

Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações estão sendo desenvolvidas, em todo o país. Em Tenente Portela, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, também está fazendo a sua parte. Além do trabalho que é feito permanentemente, uma ação pontual ocorreu na última terça-feira, 27. Foi a a apresentação do espetáculo teatral “Virada na Vida”, com o grupo “A Turma do Dionísio”, de Santo Ângelo.

A encenação, que abordou o tema relacionado a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, aconteceu no Ginásio da Igreja Católica. Foram duas sessões, que atraíram um grande público, formado principalmente por estudantes (a partir do 6º ano), idosos integrantes do grupos da Rede Bem Cuidar e pacientes do CAPS.

COMO AJUDAR?

Para ajudar uma pessoa com comportamentos suicidas, algumas ações são fundamentais, como:
▪️ ouvir, demonstrar empatia e ficar calmo;
▪️ser afetuoso e dar o apoio necessário;
▪️levar a situação a sério e verificar o grau de risco;
▪️conversar com a família e amigos imediatamente;
▪️remover os meios para o suicídio em casos de grande risco;
▪️contar a outras pessoas, conseguir ajuda;
▪️permanecer ao lado da pessoa com o transtorno;
▪️demonstrar preocupação e cuidado constante.

APOIO:

Para pessoas com pensamentos suicidas, os primeiras recursos ou fontes de apoio são: família; amigos e colegas; unidades de saúde: CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Unidades de Saúde da Família; profissionais de saúde: médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde. A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de fazer isso. Se você ou alguém que você conhece possui pensamentos suicidas, peça ajuda.

Com informações: Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e Conselho Federal de Medicina

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela