Prefeito em exercício, Nelcindo Galli, se reúne com representantes da agricultura

AddThis Social Bookmark Button

O Vice-prefeito e Prefeito em Exercício de Tenente Portela, Nelcindo Galli, o Polaco, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Rural, Remor Boni, esteve reunido na terça-feira, 29, no gabinete prefeitoral, com representantes de entidades vinculadas à agricultura familiar do município, como a Emater, APDA, Sintraf, Cooperfamiliar, Coopertenpo, Conselho de Desenvolvimento Agropecuário e Cresol.

O objetivo da reunião foi o de iniciar uma discussão sobre ações, programas e projetos para alavancar este setor e dar estabilidade aos pequenos produtores rurais, sobretudo, em períodos de instabilidades climáticas, como a falta de chuvas ou o excesso dela.

Polaco abriu espaço para todos se manifestarem, ouvindo as observações feitas por cada um, como também os seus pedidos. Os principais pedidos feitos por todos foi a conservação das estradas do interior e um maior número de profissionais qualificados, como Técnicos em Agropecuária, Engenheiros Agrônomos e Médicos Veterinários, para o atendimento aos pequenos produtores rurais. Somando a isso, programas direcionados ao aumento do rendimento das pequenas propriedades rurais e incentivos para a emissão de notas do bloco de produtor rural.

Então, o prefeito em exercício disse que o planejamento do Governo Municipal prevê a divisão da zona rural em regiões, e a montagem de uma equipe que será responsável por cada região, sejam profissionais para o acompanhamento técnico, como orientações aos produtores e elaboração de projetos de fomento, ou para a infra-estrutura, como a manutenção de estradas, abertura de silos, açudes, bebedouros, melhoramento dos acessos e a instalação de novas benfeitorias.

Polaco também anunciou que está pronto o convênio do Círculo de Máquinas, que vai ampliar o atendimento de para mais 100 propriedades, passando de 150 para 250 beneficiados, ampliando também de 10 para 12 horas de serviços de maquinários subsidiados pelo Governo Municipal. Outro investimento forte que será feito é para sistemas de armazenamento de água.

A partir de agora este grupo se reunirá mais vezes para a elaboração de um plano de aplicação destas demandas elencadas neste primeiro encontro, conforme Polaco, o objetivo foi atingido e agora o Governo Municipal vai participar da elaboração deste plano e investir fortemente neste setor, “nosso município tem a sua base econômica na agricultura, por isso nos reuniões agora com representantes dos pequenos agricultores para vermos as suas necessidades e assim podermos fazer um planejamento para atender todos os pedidos. Assim também faremos com os grandes produtores e com os demais setores que sustentam a nossa economia”, concluiu o prefeito em exercício.

O que você procura?

Links Importantes