09/08/2017 8h14 - Atualizado em 09/08/2017 8h14

Encontro com as Coordenadoras das Cooperativas Escolares

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Tenente Portela, realizou reunião coordenada pelas Professoras da FAI/Faculdades de Itapiranga: Daiana  Paschoali e Lizete Kaufmann com:  Coordenadoras local do Programa “A União Faz a Vida”, Coordenadora do SICREDI do Programa “A união Faz a Vida” e Coordenadoras das Cooperativas escolares das Escolas Municipais.

Na Rede municipal temos três Cooperativas Escolares: COOPERSENNA da EMEF Ayrton Senna, coordenada pela professora Izete Peyrot; COOPERASB da EMEF Arcelino Soares Bueno coordenada pela professora Carine Moresco Vasconcellos; CEAAL da EMEF Marcílio Dias coordenada pela Professora Daiana Neitzke Sala.

As Cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Buscam formular uma proposta pedagógica com caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer. Nestas cooperativas são desenvolvidos Projetos e Oficinas como: artesanatos, merenda escolar, teatro, reciclagem de papel, horta escolar, chás, produção de sabão entre outros. Destacamos o aprendizado que os estudantes adquirem ao construírem as atas das reuniões e assembléias, o manuseio do livro caixa, ao conduzirem reuniões, ao prepararem suas pautas e outras demandas. Esses eventos são muito importantes, pois promovem os jovens ao exercício da cidadania responsável, conscientes dos seus direitos e deveres.

Estas cooperativas estimulam os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição do objeto de aprendizagem, produção e venda. Os aprendizados dentro de uma cooperativa escolar formam muito mais do que futuros gestores e líderes de comunidade, formam cidadãos mais solidários, que respeitam os princípios do cooperativismo.