17/05/2017 15h12 - Atualizado em 17/05/2017 15h12

Capacitação do Município na Defesa Civil sobre a Prevenção de riscos e desastres


No dia 12 de Abril de 2017, ocorreu no município de Frederico Westphalen a edição do CAPACITAR da Defesa Civil, no qual orientou os novos gestores sobre a prevenção de riscos e desastres.

  A secretária de Assistência Social e coordenadora da Defesa civil no município Luísa Silva Barth alega que o trabalho da Defesa Civil abrange muitas frentes de atuação. No entanto, sua principal função se dá muito antes de adversidades: preparar os municípios para as ocorrências e capacitar seus agentes locais –  o que é um exercício de fundamental importância para a construção sólida do que chamamos de “Cultura de Prevenção”.

O evento contou com representações de 54 municípios, contabilizando aproximadamente 100 pessoas – um retorno positivo, ultrapassando a meta que era de 39 municípios.

Representações municipais e membros da Defesa Civil Estadual no Projeto Capacitar 2017 - Foto: Divulgação/Defesa Civil

A abertura do encontro ficou por conta do Sub Chefe da Defesa Civil do Estado, Tenente Coronel Jarbas Trois de Avila. Diversas palestras capacitativas e instrucionais foram prestadas. Temas como o processo de homologação de Situação de Emergência, por exemplo, foram tratados por especialistas. No fim, o coordenador regional, Major Henrique, explicou sobre Plano de Contingência (documento que formaliza modos de ação e controle prévio, no decorrer e posteriormente à ocorrência de eventos meteorológicos).Tornar-se ou tornar alguém apto” não é só o que dá significado ao verbo "capacitar". Aptidão é o que a Defesa Civil Estadual quer passar aos coordenadores municipais de proteção e defesa através da iniciativa do Projeto Capacitar.

Também participaram do evento o diretor de Habitação Ercílio Neckel, e os funcionários Dionei da Silva e Eliseu Jaime Chiogna.


Capacitação do Município na Defesa Civil sobre a Prevenção de riscos e desastres



Enviar por e-mail Imprimir