Departamento Municipal de Turismo


ENTENDENDO O TURISMO COMO UMA ATIVIDADE ECONÔMICA

Departamento Municipal de Turismo

Em algumas ocasiões, nem tão raras, percebo que as pessoas confundem esta atividade chamada TURISMO.  E, por conseguinte, não percebem que podem se beneficiar com o crescimento do Turismo em suas atividades de negócios.

Ao estimularmos o Turismo em nosso Município, podemos gerar oportunidades de emprego, aumento de renda, embelezamento e urbanização de locais onde se encontram alguns dos atrativos turísticos, entre outros benefícios que os Turistas podem trazer, sem prejuízo para a natureza e meio ambiento.

Para isto, certamente, precisamos nos preparar para recebê-los. O Turista de Lazer tem dinheiro para gastar. O Turista de Negócios gasta porque precisa estar naquele local. O Turista Religioso investe em lembranças. E, assim, em muitos outros segmentos, como saúde, eventos, esportes etc.

Vejamos um exemplo, do que acontece quando um Turista se hospeda num Hotel da cidade:

- ele irá movimentar o aumento do consumo de gêneros alimentícios, pois servirá mais cafés da manhã, portanto, a venda nos estabelecimentos que vendem para o Hotel irá aumentar. Algum Restaurante ou Lanchonete irá servir refeição ou lanche. Igualmente, os estabelecimentos que fornecem para os restaurantes ou lanchonetes, irão aumentar suas vendas.  O número de funcionários destes estabelecimentos, dependendo da demanda poderá vir a aumentar. Como os turistas precisam se deslocar, em muitos casos,  abastecerão seus veículos nos Postos existentes no Município. Em geral, turistas gostam de comprar lembranças, o que irá movimentar a produção do Artesanato Local. Muitos estabelecimentos do Comércio poderão também ser beneficiados, com a venda de vestuário, medicação, papelaria e muitos outros produtos ou serviços disponíveis.

Taxistas, Rodoviária, Salões de Beleza, Supermercados, Floriculturas, Agro indústrias, Lojas em geral, Academias, Produção de Artesanato, Parques, Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Lanchonetes... sempre serão beneficiados quando Turistas optarem por visitar Tenente Portela. Mas, certamente, esta opção se dará a partir do que teremos para oferecer.

Por isto, é necessário que tenhamos certos cuidados, principalmente no que diz respeito aos Atrativos e Produtos Turísticos oferecidos, com a adequada preparação da mão de obra disponível e com a formação de novos profissionais, com a acessibilidade, com a segurança, com a sustentabilidade...  a exemplo do que acontece em outros Destinos Turísticos, que impulsionam o desenvolvimento destes.

Aumento da renda, possibilidades de novos empregos, arrecadação que permita investir em obras de infra estrutura, maior segurança, embelezamento urbano e rural... estão dentre alguns dos inúmeros benefícios, que um adequado desenvolvimento, voltado ao Turismo, pode trazer para nosso Município e, por extensão para a Região, á que estamos inseridos na Rota do Yucumã, consórcio do qual fazemos parte.

Como atrativo maior da Região,  temos o Salto Yucumã que recebe muitos turistas anualmente. Alternativas para reter estes turistas em nosso Município é nosso desafio, já que hoje, a maior parte se desloca para outras localidades próximas, em busca de outros atrativos.

Sendo assim, convidamos que todos interessados se façam presente em um evento que acontecerá dia 06 de março, na Sede do Centro de Cultura, a partir das 19hs, com rápida duração, para que possamos apresentar, por meio de uma palestra motivacional, o Curso de Turismo Rural, que será oferecido, gratuitamente, durante o ano de 2015, para empreendedores dos diversos segmentos acima citados. Na oportunidade o instrutor do SENAR-RS, com quem a SECRETARIA DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO, firmou parceria, estará respondendo perguntas sobre o Curso e, na ocasião, já estaremos recebendo inscrições.

Contamos com a sua presença!!!

Maria de Fátima Muenzer Flores   Diretora de Turismo –  SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO  -  Fone (55)3551.1863)


Anexos

Data Nome Anexo
6 de nov TERMO DE RESPONSABILIDADE, CANOAGEM.pdf Baixar
6 de out Informações gerais - Canoagem de Tenente Portela -.pdf Baixar